- Os nossos políticos. Há dias dizia um conhecido pedagogo que é “necessário educar os educadores”!
Fiquei abismado mas compreendi o alcance das palavras em função do estado da EDUCAÇÃO nas nossas escolas e Universidades, um mal que se estende pelo mundo fora com desaforos mais evidentes na Europa e América! Um exemplo dos tempos mais recentes aponta para uma certa moda na promoção de ações de formação sobre CIDADANIA, só que os programas são feitos ao sabor do vento por gente pouco experimentada, onde se confunde princípios , atitudes e valores com ideologias mais ou menos da moda com inversão de valores, em muitos casos, à mistura com extremismos mal disfarçados !
Isto tem muito a ver com a formação inicial, a começar em casa, a grande ESCOLA, passando depois pelo Ensino nas Escolas públicas e privadas e profissionais, acabando nas Universidades, algumas delas entregues a currículos desatualizados e a docentes sem suporte científico exigente e de estatura comprovada! A nosso ver, parece-me que tarda promover a instituição de uma plataforma que proceda à seleção prévia dos candidatos a profissões e carreiras de responsabilidades agudas e determinantes para a segurança e para o futuro do ser humano, como são os professores, os médicos e os enfermeiros! A EDUCAÇÃO não se resolve, nas suas várias vertentes, apenas com novas e modernas instalações, com bons equipamentos e computadores aos rodos, muitos deles oferta do Estado e com professores que devem ser bem pagos mas que não são suficientemente avaliados. - O que é que esta lengalenga tem a ver com os atuais políticos de cá e de lá? Tudo a ver porque se a escolha do carreirismo pelo figurino e pelo discurso que mais facilmente atrai a simpatia dos eleitores pela promoção dos verdadeiros problemas e prioridades que os afligem no seu dia a dia, e muitos deles são devotados servidores da causa pública, com devoção e entrega na fidelidade e competência do mandato que receberam dos eleitores. E como se tem visto os lideres políticos nacionais trocam ou se enganam nas soluções que apresentam e nem sempre respeitam os compromissos assumidos, depois não promovem o diálogo nem procuram a concertação, dando trunfos aos extremismos, que assim vão alargando a sua zona de influência! Alguns líderes, a nosso ver, deveriam repensar a sua postura, as suas atitudes e comportamentos e discernir o melhor caminho para proveito de todos! Utilizando sempre a política de aproximação e uma comunicação simples e escorreita, clara e filtrada que seja bem entendível pelo nosso povo!
- Uma abreviatura. NPISA significa “Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo”, uma estrutura pioneira nos Açores que será coordenada pela Câmara de Ponta Delgada , com o objetivo de centralizar informações e promover respostas rápidas a pessoas que se encontram a viver na rua ou em situação de grave risco de exclusão social. Renasce a esperança no olhar permanente por esta gente abandonada que foi destroçada pelas tristes circunstâncias da vida.
- TURISMO. O retrato do nosso Turismo arrepia-nos em muitas circunstâncias e abre brechas que podem prejudicar seriamente o cenário do que se passa, na realidade nua e crua, nesta nossa cidade à beira mar plantada e noutras urbes por estas ilhas fora. O cliente, ao findar da tarde, entrou serenamente num conhecido e movimentado bar na nova zona conquistada ao mar, em PDL, muito procurado essencialmente pela invejável localização, que do resto não reza a história da qualidade nem do requinte, entrou ele no bar, sentou-se na esplanada e esperou tempo suficiente para se distrair com a bela tarde e quando chegou o serventuário, o paciente cliente pediu-lhe um fino recebendo como resposta: não temos copos!
Embasbacado, ainda ouviu outra conversa da mesa ao lado. E têm tremoço? Está na cozinha a temperar, responde o empregado sem pestanejar. Então por favor traga amendoim, que chegou logo depois para consolo de umas pombas esfomeadas que logo poisaram na mesa da vizinhança! E foi o amendoim levado de volta enquanto o cliente do fino se levantou e foi embora. Nem o amendoim voltou! Isto mais parece turismo do terceiro mundo, se ainda o houver! Acordem senhores e senhoras do TURISMO para os Açores poderem salvar a sua imagem! A formação é indispensável, mas não é apenas para os funcionários e colaboradores. É indispensável também para os empresários do setor para que a qualidade consiga chegar ao topo. - Prata. O aluno AFONSO BENEVIDES, da Escola Secundária Domingos Rebelo, aqui ao pé da porta, fez parte da Seleção Nacional de PORTUGAL B e conquistou a MEDALHA DE PRATA na Olimpíada Europeia das Ciências Experimentais, no Luxemburgo, para jovens da União Europeia com menos de 16 anos. Um feito digno de parangonas que merece registo especial para podermos justamente valorizar os autênticos valores que os Açores mostram ter e não deixar passar com apenas uma notícia e uma entrevista a correr. Sinceros PARABÉNS ao jovem AFONSO, à sua família, à sua Escola e aos professores que o prepararam e acompanharam, Eduardo Pinto e Paula Lezaola, com votos que ele possa prosseguir com o êxito já alcançado e com um futuro promissor na Ciência Experimental que aquela Escola muito bem cultiva! Eduardo de Medeiros