A equipa do União Micaelense teve, ao final da tarde de Quinta-feira, na ilha de São Jorge, uma recuperação pujante na partida em atraso com o Urzelinense, correspondente à jornada 16 do Campeonato de Futebol dos Açores (CFA).
Este jogo não foi efectuado na manhã do dia 14 de Abril porque o mau tempo impediu a realização do voo que transportaria a caravana do União Micaelense até à vila das Velas.
Com uma entrada fulgurante, que nunca teve ao longo da prova, desnorteando a equipa micaelense, o conjunto da vila da Urzelina atingiu o intervalo a vencer por 4-0. Aos 8 minutos a vantagem já era de 3-0, com os golos de Pedro Azevedo (2m), de Juan Gamboa (5m) e de Xexé, na própria baliza (8m). Para aumentar ainda mais as dificuldades do União, aos 38m Luís Teixeira marcou o 4-0.
Com uma desvantagem tão acentuada, nada fazia prever a sensacional reviravolta operada pelos jogadores do União. Além da indomável vontade de ganharem, porque outro resultado sentenciaria ali a descida às provas de ilha, souberam que directores do Desportivo de São Roque estavam na ilha de São Jorge. A equipa de São Roque precisa de pontuar amanhã frente ao Urzelinense para se precaver de um triunfo do União no campo do Vitória do Pico da Pedra.
A uma jornada do fim, o Desportivo de São Roque tem mais 2 pontos do que o União Micaelense. O empate ser-lhe-á suficiente caso as duas equipas terminem com 23 pontos, porque nos jogos em que se defrontaram há vantagem de um golo da equipa de São Roque. Perdeu em casa por 1-2 e venceu em Ponta Delgada por 2-0.
Nesta época, tal como na anterior, baixam do CFA as equipas classificadas nos últimos quatro lugares, como consequência da descida do Fontinhas e do Desportivo de Rabo de Peixe do Campeonato de Portugal. Já estão despromovidos o Vitória do Pico da Pedra, o Urzelinense e o Benfica Águia.
A recuperação épica dos jogadores do União começou logo aos 3 minutos da segunda parte (48m), com o 1-4 de Mada Pereira, entrado ao intervalo. Aos 67m Joel Santos marcou o 2-4 e aos 69m foi Idalino Colubali a apontar o 3-4. Foi a vez da formação do Urzelinense estremecer, viabilizando o 4-4, aos 74m, por Joel Santos. O empate não era suficiente e eis que, aos 90+2m, o jovem brasileiro Joel Noleto Santos, vindo em Fevereiro para o União Micaelense, fez o 5-4, acompanhado de uma explosão de alegria de toda a comitiva.
O ex-júnior do Desportivo de Chaves repetiu o hat trick da ronda de Domingo. Já havia marcado 3 dos 4 golos com que o União derrotou o Benfica Águia. Soma 7 golos no CFA.
A última (18.ª) jornada do CFA começa pelas 19h00 de hoje com o jogo Angrense – Sporting de Guadalupe. Fica concluída amanhã, com as partidas Juventude Lajense – Operário, Benfica Águia – Praiense, Urzelinense – Desp. São Roque e Vitória Pico da Pedra – União Micaelense, todos a começarem às 15h00.
Recorde-se que o Operário é o virtual campeão e não haverá alterações no segundo (Juventude Lajense) e terceiro lugar (Angrense).