A vereadora com o pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, afirmou que “tudo o que faça a diferença para melhorar a condição e a saúde da mulher é bem-vindo”, uma vez que é “objectivo prioritário” da autarquia.
“Todo o tipo de iniciativas que envolvam a saúde e o bem-estar são importantes porque, directa ou indirectamente contribuem para a qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou a autarca.
Cristina do Canto Tavares, que falava no Centro Natália Correia, durante a sessão de abertura do 1.º Congresso Açoriano na Saúde da Mulher, elogiou a “ousadia” e “coragem” da organização do evento, que durante dois dias vai reunir vários especialistas para debater assuntos análogos à matéria.
“Foi com muito agrado que respondemos ao apelo da Dr.ª Noélia Arruda para nos associarmos a este evento pioneiro em Ponta Delgada. É preciso uma pessoa inspiradora e com visão para trazer até aqui uma temática tão pertinente como o desenvolvimento biopsicossocial da mulher.
Este é um assunto que me é muito querido porque sou mulher e, certamente, também o é para milhares de outras mulheres”, salientou a vereadora. Para Cristina do Canto Tavares, esta iniciativa vem ao encontro das linhas orientadoras que o município continuamente desenvolve no apoio, definição e promoção de estratégias locais que favoreçam a saúde.
“Temos vindo a aprimorar a nossa actuação junto das várias faixas da população. Criámos um conjunto de acções de prevenção e de resposta de saúde, orientadas para as práticas e hábitos de vida saudáveis, que tenham impactos positivos na saúde física, psicológica e social dos nossos concidadãos. Um excelente exemplo disso é o nosso Plano Municipal de Envelhecimento Activo e Plano Municipal de Juventude”, explica autarca.