O líder do CHEGA Açores, José Pacheco, é o candidato que vai representar a Região na lista do partido às próximas eleições europeias, a 9 de Junho. O anúncio foi feito pelo Presidente do partido, André Ventura, que indicou José Pacheco para o sétimo lugar da lista, que é liderada por António Tânger Correia. Tratou-se de uma escolha pessoal de André Ventura, que reforça assim a importância da liderança do partido nos Açores.
José Pacheco, também líder parlamentar do CHEGA na Assembleia Legislativa Regional, assume a importância destas eleições e entende que “a defesa das especificidades dos Açores em Bruxelas deve ser feita de forma aguerrida, depois de nos últimos cinco anos não haver representação da Região no Parlamento Europeu.”
Uma das questões que José Pacheco considera fundamentais é a defesa das pescas, um sector que “ainda dá trabalho a muitos açorianos, mas que devido à imposição de quotas por Bruxelas, tem vindo a deixar os pescadores do Arquipélago em dificuldades.”
Também na agricultura, José Pacheco entende que há muitas decisões que passam pelo Parlamento Europeu e que “podem beneficiar a Região e que vão muito além do envelope financeiro que todos os anos é esperado para o sector. Para isso, o candidato do CHEGA refere que “é preciso ter representantes dos Açores no Parlamento Europeu, para que a política europeia saiba das especificidades da Região”.