Catarina Medeiros emigrou aos 15 anos com a mãe para a Califórnia. Quando acabou os estudos, decidiu voltar à ilha de São Miguel pois é onde sempre quis estar. As saudades dos piqueniques na Califórnia levaram à criação da ‘Taste of Azores’, uma empresa que organiza piqueniques temáticos um pouco por toda a ilha.
Por opção da mãe, Catarina Costa emigrou para a Califórnia aos 15 anos onde terminou o secundário e prosseguiu os estudos na Universidade. É licenciada em Ciências e Ciências da Saúde; em Artes e Humanidades, e também concluiu o curso Gerontológico e de Emergências Médicas.
Regressou aos Açores há cerca de cinco anos pois, como afirmou, “ficar nos Estados Unidos nunca foi uma opção real para mim. Eu sempre quis voltar porque adoro viver cá. Aqui estou em casa.” E foi por cá que nasceu a sua filha, actualmente, com cinco anos, que acabou por ficar com a dupla nacionalidade.
“Trabalho full-time numa agência de viagens americana há 6 anos. Os piqueniques são o meu segundo full-time”, revela.
A empresa ‘The Picnic Company’ — também conhecida por ‘Taste of Azores’ — foi criada em 2021. Catarina Costa explica que uma das coisas de que sentiu saudades, durante a altura da pandemia, foi dos piqueniques, pois “na Califórnia é muito comum fazer piqueniques em qualquer sítio e eu tinha saudades daquele estilo de piqueniques. Comecei a fazer isto por gosto e publiquei algumas fotos. As pessoas acabaram por achar interessante e começaram a espalhar a palavra.”
Os menus de piquenique
A proprietária da ‘The Picnic Company’ conta que, inicialmente, começou por usar apenas produtos regionais, “mas à medida que a procura foi aumentando, as pessoas começaram a pedir também coisas diferentes como waffles, por exemplo. O nosso menu mais conhecido é o Brunch e inclui: pães, croissants, Waffles, ovos mexidos, queijo, fiambre, bolo diário, fruta variada, manteiga, Nutella e compotas. Quanto às bebidas, antes usava mais os Mic-Mac ou Kima, mas as pessoas queriam algo mais natural e com menos açúcar. Assim, comecei a incluir néctares, chás e águas aromatizadas. Também temos o menu de tábuas de enchidos e temos a opção de fazer tábuas personalizadas, pois os clientes gostam da mistura do brunch, que é mais à base de pães e doces, com os enchidos”
O menu mais recente é o Sushi, uma parceria com a empresa de takeaway ‘Sushi Lá em Casa’. No entanto, esta nova opção tem de ser reservada com uma semana de antecedência e só estará disponível nos piqueniques feitos na Lagoa das Sete Cidades.
Para além dos piqueniques, Catarina Costa também faz caixas com lanches rápidos individuais; caixas de boas-vindas para clientes de hotéis. Tem como opção de takeaway e entregas dos menus.
Localização e temas
Os piqueniques têm a duração de uma hora e podem ser reservados através das redes sociais da The Picnic Company ou por email. O cliente escolhe o menu, o horário e a localização. Segundo a proprietária, os locais preferidos dos clientes são, sobretudo, a Lagoa das Sete Cidades, Furnas, Rocha da Relva, miradouro de Santa Iria, Praia de Santa Bárbara e Praia do Pópulo. Quanto às ocasiões e temas, a empresa já organizou aniversários, pedidos de casamento/namoro, despedidas de solteiro, Baby Showers e chás de revelação.
Os clientes também escolhem o tema, as cores e os adereços: “Para além dos piqueniques temáticos, como é o caso do “piquenique romântico, também organizamos por cores. Oferecemos várias opções de cores e adereços, mas quando os clientes nos contactam, normalmente já sabem o que querem e, por norma, preferem algo mais simples e com flores”
O preço médio está entre 60 a 100 euros por piquenique e pode ir até 25 pessoas. No entanto, a empresária sublinha que recebe mais pedidos de casais, o “piquenique romântico” que tem um valor de 65 euros.
O negócio tem evoluído
muito desde 2021
Quanto ao público alvo, Catarina Costa conta que, “por incrível que pareça, metade dos meus clientes são locais. E, como trabalho com agências de viagens, a outra metade são estrangeiros. Quase sempre são as mulheres que me contactam. Quando é para um pedido de namoro ou de casamento, são os homens. Mas, normalmente, as mulheres são mais românticas.”
Recorda também que desde 2021, data em que criou a empresa, já organizou muitos piqueniques e que “Por vezes tenho entre três a quatro piqueniques a decorrer no mesmo dia, mas isso depende da época. Nos meses de Julho, Agosto e Setembro é quando há mais procura e faço, em média, 30 piqueniques por mês”.
No ano passado a empresa, que continua a crescer, e que não é o principal trabalho de Catarina, teve um volume de negócios que ultrapassou os 12 mil euros. “Tem evoluído muito e tenho cada vez mais pessoas à procura, inclusive de outras ilhas e do continente. Até agora sempre tivemos feedback positivo. Tenho clientes que já reservaram mais de três vezes e, neste sentido, acredito que estou a fazer um bom trabalho”, conclui.
Daniela Canha