Edit Template

Marinha coordena três resgates de cidadãos estrangeiros nos Açores

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou duas acções de resgate, Sábado e Domingo, que terminaram, ambas, ontem.
No passado Sábado, a Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com Joint Rescue Coordenation Center Halifax (Canadá), com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), coordenou o resgate médico de um passageiro de 48 anos, de nacionalidade francesa, que se encontrava a bordo do veleiro “GRAIN DE SAIL”, com bandeira francesa, a navegar a cerca de 639 milhas náuticas, equivalente a 1183 quilómetros, a norte da Ilha de São Miguel.
O navio efectuou o pedido de auxílio ao JRCC Halifax que solicitou o apoio do MRCC Delgada para coordenar o resgate porque o navio embora estivesse na área de Busca e Salvamento Marítimo do Canadá, estava mais perto da ilha dos Açores.
No dia 28 de Abril, a Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), coordenou o resgate médico de um passageiro de 63 anos, de nacionalidade norte-americana, que se encontrava a bordo do navio de passageiros “SCARLET LADY”, com bandeira das Bahamas, a navegar a cerca de 310 milhas náuticas, equivalente a 574 quilómetros, a sul da Ilha de São Miguel.
O passageiro apresentava sinais de Paragem Cardio-respiratória (PCR) com necessidade de cuidados médicos hospitalares imediatos.
De imediato, em ambas as situações, o NRP António Enes foi empenhado para se constituir como unidade de segurança ao helicóptero, fundamental para a realização da operação de voo sobre o mar.
Os resgates foram efectuados pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportaram, individualmente, os pacientes para o aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Os passageiros foram transportados para uma unidade hospitalar.

Resgate de passageira britânica
com crise de apendicite aguda

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), também coordenou desde as 15h32 de Sábado, o resgate médico de uma passageira com 70 anos, de nacionalidade britânica, que estava a bordo do navio “OASIS OF THE SEAS”, com bandeira das Bahamas, que se encontrava a navegar a cerca de 486 milhas náuticas, o equivalente a 900 quilómetros, a Oeste da Ilha de São Miguel.
A passageira apresentava um quadro clínico de apendicite aguda e a necessitar de cuidados médicos hospitalares urgentes.
O desembarque foi efectuado no porto da Horta, na ilha do Faial, pelas 08h00 de Domingo, através de uma embarcação do próprio navio. A paciente foi posteriormente transferida para uma unidade hospitalar da Ilha do Faial, através de uma ambulância do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o CODU-MAR, o SRPCBA e a Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto da Horta.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores