Os Açores, na próxima época, vão hastear 45 bandeiras azuis em zonas balneares. O anúncio foi feito no Aquário Vasco da Gama, em Lisboa, pelo Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, ontem, que adiantou que na próxima época balnear vão hastear, no total, a Bandeira Azul em 398 praias, distribuídas por 103 municípios de todo o país.
Uma zona balnear pode ser reconhecida com Bandeira Azul se cumprir vários critérios, entre os quais a qualidade da água, espaço, segurança, serviços, vigilância e sensibilização das pessoas.
As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas entre o Norte (89, mais duas bandeiras do que no ano passado), o Centro (48, mais uma), o Tejo (75, menos uma), o Alentejo (38, menos uma), o Algarve (86, mais uma), os Açores (45, mais uma) e a Madeira (17, mais uma).
A época balnear de cada ano é definida em portaria e publicada em Diário da República, identificando as águas balneares e a definição da respectiva época, sendo que este ano, em todo o país, decorre de 01 de Maio até 30 de Outubro de 2024.
Nos Açores, as zonas com Bandeira Azul serão: Angra do Heroísmo (seis zonas balneares): Baía do Refugo; Cinco Ribeiras; Negrito; Salga; Salgueiros; e Silveira.
Horta (quatro zonas balneares): Almoxarife; Castelo Branco; Porto Pim; e Varadouro.
Lagoa (três zonas balneares): Baixa da Areia; Caloura Zona; e Balnear da Lagoa.
Ponta Delgada (cinco zonas balneares): Forno da Cal; Milícias; Poças Sul dos Mosteiros; Poços S. Vicente Ferreira; e Pópulo.
Povoação (três zonas balneares): Morro; Portinho do Faial da Terra; e Praia do Fogo.
Praia da Vitória (sete zonas balneares): Biscoitos; Escaleiras; Grande; Porto Martins; Praia da Riviera; Prainha; e Quatro Ribeiras.
Ribeira Grande (cinco zonas balneares): Areal Sta. Bárbara; Calhetas; Calheta da Maia; Poças da Ribeira Grande; e Praia dos Moinhos.
Santa Cruz da Graciosa (quatro zonas balneares): Barro Vermelho; Piscina do Carapacho; Praia; e Zona Balnear Santa Cruz.
Vila do Porto (quatro zonas balneares): Anjos; Formosa; Maia; e S. Lourenço.
Vila Franca do Campo (quatro zonas balneares): Água d’Alto; Corpo Santo; Prainha de Água d’Alto; e Vinha da Areia.