Os resultados líquidos da Azores Airlines ascenderam a -25,6 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, o que representa uma deterioração de 2,9 milhões de euros face ao período homólogo de 2023.
Estes resultados reflectem o aumento das depreciações relacionadas com as aeronaves provocado pelo aumento de duas aeronaves A320 NEO, que faziam parte do plano de renovação da frota, com tecnologia de última geração e um incremento de gastos com manutenções estruturais. As duas aeronaves representam “um salto significativo em termos de eficiência operacional e consequente redução do impacto ambiental.”
Os resultados da Azores Airlines deveram-se também com um acréscimo das imparidades relacionadas com as reservas dos lessors das aeronaves, bem como de juros do empréstimo intragrupo suportados.
Estes resultados da Azores Airlines continuam a não considerar qualquer remuneração pela realização das rotas ao abrigo das Obrigações de Serviço Público (OSP’) entre a Região Autónoma dos Açores e o continente e a Madeira, que têm apresentado, historicamente, défices de exploração, estando neste momento a decorrer um concurso público internacional para as referidas OSP e tendo a Azores Airlines assegurado a manutenção destas rotas até Outubro de 2024, para “garantir a continuidade da operação e da mobilidade dos açorianos.”
Crescimento “sustentável
e consistente…”
O Conselho de Administração do Grupo SATA realça, no comunicado à imprensa, que a trajectória de “crescimento sustentável e consistente” da Azores Airlines “mantém-se no primeiro trimestre de 2024, à semelhança do verificado em 2023.” Refere que, apesar de, por regra, o primeiro trimestre nas companhias aéreas ser o pior do ano, as receitas da companhia aérea atingiram 47,1 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, o que representa um crescimento de 31,5% (+11,3 milhões de euros), em comparação com o período homólogo, e de 115,5% (+25,3 milhões de euros) quando comparado com o período pré-pandemia (2019), “comprovando a tendência de forte crescimento da actividade da companhia, alicerçada no aumento de capacidade em rotas core, mais ligações e a introdução de novas rotas”. Este crescimento de receita “é sustentado pela evolução muito positiva” dos passageiros transportados que, no primeiro trimestre de 2024, cresceram 29,1% face ao primeiro trimestre de 2023, para 286 mil (+64 mil passageiros transportados), e pela melhoria da yield.
O número de voos realizados ascendeu a 2.095 representando, igualmente, um incremento face a 2023 e 2019, de +18% e de +65%, respectivamente.
O load factor (taxa de ocupação) melhorou 7,7 pontos percentuais face a 2023, tendo ascendido a 78,5% no primeiro trimestre de 2024. Apesar do crescimento significativo das receitas (+31,5%), assistiu-se a um crescimento dos custos operacionais de 24,6%, para 55,6 milhões de euros (+11 milhões de euros face ao período homólogo), fortemente impactados pelo crescimento dos gastos com irregularidades (+116,6%; +1,1 milhões de euros); de ACMI – aluguer de aeronaves (+112,3%; +0,4 milhões de euros); das comissões/GDS (+79%; 2,7 milhões de euros); do handling (+52,6%; 2,1 milhões de euros); e da manutenção (+45,2%; 1,2 milhões de euros).
O aumento de custos superior ao aumento das receitas impactou o EBITDA (resultado operacional antes de juros, impostos, depreciações) que ascendeu a -8,5 milhões de euros e que compara com os -8,8 milhões de euros do primeiro trimestre de 2023.
O resultado antes de juros e impostos (EBIT) apresenta uma deterioração de 1,9 milhões de euros quando comparado com o primeiro trimestre de 2023, impactado não só pelo EBITDA, mas também pelo” aumento das depreciações relacionadas com as aeronaves provocado pelo aumento de duas aeronaves quando comparado com 2023 e um incremento de gastos com manutenções estruturais”.
SATA Air Açores melhora
resultado liquido em 2,6 milhões €
A SATA Air Açores apresentou um resultado líquido no primeiro trimestre deste ano que representou “melhoria de 2,3 milhões de euros face ao período homólogo, impactado, sobretudo, pelos melhores resultados operacionais e pela redução dos encargos com financiamentos em resultado da liquidação antecipada do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros em Setembro de 2023.” Em termos globais, a SATA Air Açores apresentou, no primeiro trimestre de 2024, “uma melhoria da sua performance, mantendo a tendência de crescimento e de recuperação de resultados, não obstante ter uma forte pressão sobre os custos, nomeadamente com manutenção de aeronaves cujo reflexo nas contas se vai acentuar ao longo do ano.”
No primeiros três meses de 2024, a SATA Air Açores realizou 3.210 voos (+67 voos; +2,1% face a 2023), tendo o número de passageiros transportados atingido 162 mil, representando um acréscimo de 8,9% face ao período homólogo, o que se traduz num aumento do load factor (taxa de ocupação) de 6 pontos percentuais para 74,9%.
As receitas totais da SATA Air Açores atingiram no trimestre 21,7 milhões de euros, +10,5% face ao período homólogo (+2,1 milhões de euros), tendo o EBITDA atingido os -0,8 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que representa uma melhoria de 0,4 milhões de euros face a igual período de 2023.
O EBIT, apesar de negativo, apresentou igualmente uma melhoria de 0,5 milhões de euros, tento atingido os -3,4 milhões de euros.
No que diz respeito aos custos operacionais, e comparando com o mesmo período de 2023, assistiu-se a um acréscimo mais significativo dos custos comerciais (+27%); dos custos com manutenção (+9%); e dos custos com pessoal (+8%). O Conselho de Administração faz notar que a SATA Air Açores está a levar a cabo um conjunto de manutenções estruturais e de reparação de motores dos aviões da sua frota, num montante estimado de cerca de 25 milhões de euros em 2024, cujo impacto nas depreciações se acentuará ao longo do ano e anos seguintes, sendo, contudo, o impacto financeiro e de exigência de capital imediato. Até à data foram pagos cerca de 4,5 milhões de euros referentes a essas manutenções. J.P.