Edit Template

Barbeiro Rodrigo Rebelo sai à rua para cortar cabelo e barba a pessoas em situação de sem-abrigo

“Em momentos difíceis temos que lembrar que existem outras pessoas enfrentando desafios ainda maiores”, diz o proprietário da RR Barber.

O barbeiro de São Roque sai à rua e a transformação acontece. Em locais aleatórios, Rodrigo Rebelo aproxima-se de pessoas em situação de sem-abrigo e pergunta: “O senhor quer cortar o cabelo e a barba de graça?”.
Este acto solidário transforma-se em convívios sem diferenças. “Não há diferenças, porque enquanto corto cabelo ou a barba conversamos sem qualquer tipo de preconceitos”.
“Quando a vida nos começa a sorrir temos de dar graças a Deus. Passei dificuldades, porque nunca tive nada dado, mas agora que tenho alguma coisa, tento fazer o bem pelo próximo e por aqueles que não podem pagar sequer, um simples corte de cabelo ou barba”.
Já agora, fique a saber, que na RR Barber, um corte de cabelo à degrade custa nove euros, barba três euros, mas já se for um corte simples são sete euros.
“Em momentos difíceis temos que lembrar que existem outras pessoas enfrentando desafios ainda maiores. Esta é uma motivação, para continuarmos em frente, oferecendo apoio aos outros quando possível”.
Os cortes de cabelo e barba, que Rodrigo Rebelo faz aos cidadãos em situação de sem-abrigo podem ser vistos na sua página do Instagram (Rodrigo Rebelo).
“Este acto de ajudar alguém pode inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo”, criando um ciclo positivo de bondade e empatia.
Nem de propósito, um cidadão que vive na Suíça quis enviar um donativo (100 euros), para financiar mais iniciativas do género, que Rodrigo Rebelo rejeitou em primeira instância, “porque deixava de fazer sentido” o que tem feito. Então, ficou acordado, que no final de cada corte, Rodrigo Rebelo irá distribuir kits de comida pelos sem-abrigo e assim ficou acordado.

“Se pude fazer a diferença…”

“Muitos dos sem-abrigo não tem ninguém que os ajude e perdem o sentido da vida. Vivem apenas mais um dia, sem qualquer norte e se puder fazer a diferença, nem que seja numa hora, lá estarei, sempre que puder”.
Rodrigo Rebelo gere a RR Barber, situado na freguesia de São Roque. Rodrigo Tem 25 anos de idade é também natural de São Roque. A RR Barber conheceu há cinco meses o seu novo espaço e quer isto dizer que é a segunda barbearia do nosso entrevistado, sendo que a primeira funcionou perto da farmácia, na Rua João Leite, onde esteve dois anos e dois meses.
“Agora o espaço é maior, até porque tinha a ambição de ter mais alguém a trabalhar comigo”, relevou Rodrigo Rebelo.
Para além de Rodrigo Rebelo, na RR Barber colaboram Pedro Carreiro e o tatuador Rudy Aguiar.
Barbeiro há três anos diz, que “o negócio está a correr melhor do que esperava”. Tirou formação na Vila Ensina – Centro de Estudos e Formação, em Ponta Delgada, onde até foi convidado a dar uma formação à nova vaga de alunos, interessados em iniciar uma carreira como barbeiro.
Grato pelo reconhecimento, ainda há pouco tempo foi a uma competição de barbeiros em Matosinhos, na Exponor Porto. Sobre esta participação, disse, que “correu bem”, e o facto de ter ficado entre “os seis melhores barbeiros, não lhe tira a humildade, bem antes pelo contrário”.
Nesta profissão, Rodrigo Rebelo aprecia “a transformação que ocorre quando as pessoas saem da RR Barber. É fascinante verem a diferença, ao admitirem também, que um simples corte faz toda a diferença e eleva a auto-estima”.
A RR Barber só corta cabelos a homens, mas “por vezes também aparecem senhoras, que apreciam muito um corte degrade”.
Cortes com máquina sem fio ou cortes com tesoura e pente corrido são habilidades que Rodrigo Rebelo aprendeu a dominar.

Gostar pela profissão

Os barbeiros têm uma longa história e desempenharam um papel importante em muitas culturas ao longo dos séculos. No presente, os barbeiros estão cada vez mais populares, mas Rodrigo Rebelo ressalva, que “muito mais do que proporcionar uma vida estável, à custa de muito trabalho, tem que se ter muito gosto pela profissão”.
Antes de ser barbeiro, Rodrigo Rebelo tinha estado a colaborar com diversas empresas, algumas delas ligadas à fast food. “Trabalhava, mas não me sentia realizado. No entanto, como há uns anos atrás já cortava cabelos lá em casa, ao meu pai e a alguns primos, acabei por tirar o curso na Vila Ensina – Centro de Estudos e Formação”.
Para pagar o curso, Rodrigo Rebelo teve de começar a cortar cabelos no corredor da casa dos pais. Por esta realidade, chegou a ser criticado, mas nunca desistiu e quem o criticou, subestimou a sua persistência.
A RR Barber funciona por marcação, e quem lá for muito dificilmente consegue ser atendido porque, para já, só existem vagas a partir do dia 8 de Maio.
De Terça-feira a Sábado, o horário de funcionamento da RR Barber é das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 19h00. Domingo e Segunda-feira são dias de descanso.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
Comerciantes afirmam que o Mercadinho de Natal está com “muito maior” afluência em comparação com o ano passado
Expo Açores Artesanato – Natal 2024até domingo nas Portas do Mar
Marinha acompanhou navio Russo ao largo dos Açores
“O foco das atletas de futsal feminino é maior do que o dos atletas do masculino”
Câmara de Ponta Delgada quer incentivar alojamento de universitários em casa de seniores para garantirbem-estar dos mais velhos e ajudar os mais novos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores