O novobanco dos Açores apresentou um resultado líquido positivo acumulado de 3.158 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, que, face ao período homólogo, representa um acréscimo de 61,0%.
Os resultados da actividade do novobanco dos Açores, neste período, apresentam um aumento “substancial” quando comparados com os do período homólogo, explicado, na sua grande maioria, pelo “forte crescimento” da margem financeira, que atingiu os 2,9% (mar/23: 2,4%), e contribuiu para um aumento de 29,3% do resultado financeiro do banco.
Desta forma, o Cost to Income, incluindo resultados de mercados e outros resultados operacionais, registou uma melhoria, situando-se em 27,9% no primeiro trimestre de 2024 (mar/2023: 33,2%).
No âmbito da estratégia do novobanco dos Açores, no primeiro trimestre de 2024 foi dada continuidade à segunda fase do projecto de renovação da rede física dos balcões, tendo sido reinaugurado o Balcão dos Arrifes. Com esta reinauguração, o novobanco dos Açores atingiu a marca de cerca de 70% de renovação da sua rede de balcões.
Representando um investimento total de cerca de 5 milhões de euros, a renovação da rede de balcões continuará a ser corporizada em 2024, abrangendo as restantes agências, onde se destaca no mês de Fevereiro a inicialização das obras de remodelação do balcão de Vila Franca.
A instituição bancária acresce a estas intervenções uma aposta “decisiva na desmaterialização de processos para melhor satisfazer as necessidades da comunidade açoriana, disponibilizando e proporcionando, simultaneamente, os serviços e produtos” do novobanco dos Açores, “por meio de uma interligação de todos os canais e a partir de qualquer canal.”