Edit Template

Rabo de Peixe ou Operário

Quem vai erguer a 50.ª Taça de São Miguel?

Muitos anos depois a final da Taça de São Miguel de futebol está de regresso ao campo municipal Jácome Correia. A partir das 16h00 de hoje, as equipas do Desportivo de Rabo de Peixe e do Clube Operário Desportivo jogam a final da 51.ª edição da segunda prova mais importante do futebol da ilha de São Miguel.
E porque a equipa vencedora receberá o 50.º troféu, sendo 51 as edições disputadas? Porque na época de 2019/20 a Taça de São Miguel não foi concluída devido à pandemia provocada pelo vírus designado de Covid-19. As meias-finais, com os jogos Desportivo de São Roque – Desportivo de Rabo de Peixe e Vale Formoso – Sporting Ideal, não chegaram a realizar-se no dia 8 de Abril de 2020. Na temporada seguinte, de 2020/21, devido às várias interrogações ao normal desenrolar das competições motivadas pela crise pandémica, a Direcção da Associação de Futebol de Ponta Delgada (AFPD) resolveu não incluir a Taça de São Miguel no plano de actividades.
O jogo desta tarde é uma reedição da final da época passada. As duas equipas jogaram a 10 de Maio, uma Quarta-feira, à noite, no Estádio de São Miguel, que vinha sendo o palco das últimas cinco edições. Ganhou o Desportivo de Rabo de Peixe por 2-1 ao Operário.
Esta será a terceira final entre os clubes das costas Norte e Sul da ilha. A anterior foi na época de 2017/18, tendo o Desportivo de Rabo de Peixe goleado por 5-1.
O Clube Operário Desportivo venceu a prova nas épocas de 1988/89 (derrotando o Vale Formoso), de 1990/91 (CF Vasco da Gama), de 1991/92 (Sporting Ideal) e de 2016/17 (Santa Clara).
O Desportivo de Rabo de Peixe ganhou a Taça de São Miguel em 2002/03 (venceu o Sporting Ideal), em 2017/18 (Operário) e em 2022/23 (Operário).
A equipa de Rabo de Peixe terminou o Campeonato de Portugal (CdP) há 23 dias. Não disputou qualquer jogo oficial naquele longo período. Alguns jogadores do plantel saíram. Chega à final não só desfalcada, como animicamente fragilizada pela descida ao Campeonato de Futebol dos Açores (CFA). Isenta na primeira eliminatória, para atingir a final afastou, jogando fora como determina o regulamento, por ser de uma Divisão superior, o Águia dos Arrifes (1-0) e o CF Vasco da Gama (5-0).
O Operário, moralizado pela recente conquista do título regional e consequente subida ao CdP, também jogou sempre fora pelo mesmo motivo. Eliminou o Vitória do Pico da Pedra (2-0), o Vale Formoso (3-1) e o Santa Clara B (1-0, após prolongamento).
A final estava agendada para 8 de Maio, mas estando as duas equipas paradas, a AFPD fez bem em antecipar a partida. Este é o motivo porque o palco não é a principal sala de visitas da ilha de São Miguel. O Santa Clara joga nesta Sexta feira para a Segunda Liga e a equipa de Sub-23 enfrenta o Benfica, para os oitavos de final da Taça Revelação, Segunda-feira, pelas 11h00, igualmente no estádio. Pelas boas condições que o Jácome Correia” apresenta é uma boa escolha.
As 49 taças entregues tiveram a seguinte distribuição: Águia dos Arrifes, 9; Sporting Ideal, 7; Benfica Águia, 4; CD Santa Clara, 4 (uma pela equipa “B”); Operário, 4; Marítimo SC, 3; Desportivo de Rabo de Peixe, 3; Santiago FC, 2; Vitória do Pico da Pedra, 2; Micaelense FC (já extinto), CD “Os Oliveirenses”, Clube União Micaelense, CD Santo António Nordestinho, União de Nordeste, Desportivo de São Roque, CD Santo António, Desportivo de Vila Franca, Capelense SC, Mira Mar e CF Vasco da Gama com uma vitória cada.
Na época de 2015/16 as equipas dos campeonatos nacionais retomaram a participação, depois de 16 anos afastadas. O Santa Clara, SAD, abdicou de competir a partir de 2017/18.
Contrariando o definido na Assembleia-geral da AFPD de Fevereiro de 2015, as equipas dos campeonatos nacionais não foram incluídas na Taça de São Miguel da temporada de 2021/22. Regressaram na época seguinte.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores