Edit Template

Sarau musical na Junta de Freguesia da Fajã de Baixo com encontro histórico entre banjo e viola da terra

O Salão Nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo encheu-se para receber o “Sarau Musical – Viola da Terra e Banjo”, no passado dia 30 de Abril.
O evento iniciou-se com a apresentação da Escola de Violas da Fajã de Baixo, com a participação de 12 alunos, divididos por 4 turmas, tendo começado os mais novos, Alice e Rodrigo, de 11 anos, e finalizado com a “turma sénior”, tendo a aluna mais velha a bonita idade de 78 anos.
O convidado da noite foi Matt Morelock, músico profissional, compositor, produtor de eventos, natural do Tennessee, que apresentou o banjo, tocou e cantou algumas músicas tradicionais e originais e ainda falou das técnicas de execução. Para além disso, tocou uma peça com jaw harp (berimbau de boca). A sua energia e profissionalismo contagiou todos os presentes.
A fechar o serão o músico juntou-se ao professor Rafael Carvalho, responsável pela Escola de Violas da Fajã de Baixo, para tocarem algumas peças em duo. Desde o nosso “Pezinho Velho” e “Fado Corrido”, passando por “Rocky Top”, uma das músicas mais conhecidas do estado de Tennessee, e ainda um original seu.
Esse duo, quase improvisado, de viola da terra e banjo, terá sido, provavelmente, a primeira vez que aconteceu numa apresentação em palco, com a nossa viola a continuar o seu percurso de abraçar outros instrumentos que nos visitam como tem acontecido, especialmente, na última década e meia, neste caso, aproveitando a visita à ilha, por parte do músico dos Estados Unidos e a sua disponibilidade para fazer uma apresentação para alunos e público em geral.
O público presente apreciou a diversidade do sarau musical, que teve momentos muito ricos e com dinâmicas diferentes, como era o seu propósito, tendo depois havido um momento final de pequeno convívio e com muitas questões colocadas a Matt Morelock, quer do público quer de alunos da Escola de Violas.
Estes eventos têm essa importância fundamental de motivar os alunos a se empenharem na sua apresentação musical e a trazerem outros músicos e outras sonoridades que os ajudem a crescer no seu percurso musical. Tem sido esse o propósito e missão da Associação de Juventude Viola da Terra desde a sua fundação e que contou, mais uma vez, com a importante colaboração da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo.
A Escola de Violas da Fajã de Baixo vai agora preparar a sua apresentação de final de ano lectivo que deve decorrer no início de Junho. A par da Escola de Violas da Ribeira Quente, são estas as duas Escolas da Ilha de São Miguel direccionadas para o ensino da Viola da Terra.

Edit Template
Notícias Recentes
Papa Francisco defensor dos pobres e paladino da paz na hora da despedida
Faleceu o Papa Francisco, um homem que viveu junto do povo e foi paladino da paz
Presidente do Governo destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Francisco César visita ‘Correio dos Açores’ e defende pacote de medidas para apoiar órgãos de comunicação social da Região
PJ detém terceiro suspeito de homicídio que estava escondido numa gruta de São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores