Edit Template

Governo deixa novamente Santa Maria e São Miguel de fora das obrigações de serviço público de transporte marítimo

Joana Pombo Tavares, membro do secretariado de ilha do Partido Socialista em Santa Maria, lamentou ontem a decisão do Governo Regional dos Açores de deixar Santa Maria e São Miguel fora das obrigações de serviço público (OSP) de transporte marítimo de passageiros e viaturas da Região Autónoma dos Açores. A decisão do Governo Regional, anunciada através de comunicado do Conselho do Governo, estipula um valor máximo de 6,6 milhões de euros por ano para as OSP de transporte marítimo regular de passageiros em cinco ilhas, excluindo Santa Maria e São Miguel. “É inaceitável que, uma vez mais, Santa Maria e São Miguel sejam negligenciadas nas obrigações de serviço público de transporte marítimo. Esta decisão prejudica diretamente os residentes e a economia das duas ilhas do Grupo Oriental dos Açores”, afirmou Joana Pombo Tavares.
A exclusão de Santa Maria e São Miguel destas obrigações contrasta com “a necessidade urgente de garantir a conectividade entre todas as ilhas do arquipélago. Joana Pombo Tavares enfatizou que a falta de um serviço de transporte marítimo regular e acessível entre as ilhas afeta não só a mobilidade dos cidadãos, mas também o desenvolvimento económico e social dos marienses e micaelenses.”
“Exigimos que o Governo Regional reconsidere esta decisão e inclua Santa Maria e São Miguel nas obrigações de serviço público de transporte marítimo. Já tivemos a prova nos últimos anos de que esta fórmula só prejudica, nomeadamente, a ilha de Santa Maria que viu os números do turismo a descer e também pelas inúmeras queixas por parte de empresários locais que manifestaram preocupação e insatisfação com esta situação”, declarou Joana Pombo Tavares. O PS em Santa Maria “insta o Governo Regional a tomar medidas imediatas para corrigir esta exclusão e a garantir que todas as ilhas dos Açores sejam devidamente servidas pelo transporte marítimo regular de passageiros e viaturas.”

Edit Template
Notícias Recentes
Mulheres em situação de sem-abrigo em São Miguel estão “em profundo sofrimento psicológico pela situação em que vivem”
Sónia Melo distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria chef privada
“O folclore é sempre o parente mais pobre da cultura”, afirma Filomena Loura, Presidente do Grupo Folclórico da Lomba do Cavaleiro
Tem crescido o número de caravelas-portuguesas avistadas nas zonas balneares do continente e Açores
Comunidade açoriana de Rhode Island apela a David Neeleman para a Breeze Airways fazer voos directos para os Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores