No nosso país, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de maio, que veio substituir o dia 8 de dezembro, consagrado a Nossa Senhora da Conceição, festa religiosa de grande implantação nacional.
De qualquer das formas, mesmo que muitas famílias ainda celebram como antigamente, a data é sempre uma ocasião especial em que se dedica um tempo para homenagear e celebrar suas mães como figuras maternas de grande presença familiar.
Neste dia, é comum as famílias se reunirem para passar tempo juntas e demonstrar apreço pelas mães. Muitos filhos presenteiam suas mães com flores, cartões, presentes ou tratam-nas com um dia especial, como levá-las para almoçar ou jantar em um restaurante.
Por seu lado, os mais pequenos, nas escolas e creches organizam atividades especiais para prepararem presentes pessoais ou cartões para suas mães como uma forma de celebrar a data.
Celebrar o Dia da Mãe lembra-nos da importância da maternidade na sociedade. Isso faz-nos refletir sobre o papel vital que as mães desempenham na criação e no desenvolvimento de seus filhos, além de reconhecer o impacto positivo que elas têm na sociedade.
A celebração do dia não se limita apenas às mães biológicas, como também avós, tias, irmãs e outras mulheres que desempenham papéis maternos importantes nas nossas vidas. Isso reco-nhece a diversidade de experiências maternas e a variedade de formas pelas quais as mulheres contribuem para o bem-estar de suas famílias.
É uma oportunidade para expressar amor e gratidão pelas pessoas que nos deram a vida e que continuam a amar-nos incondicionalmente, independentemente das circunstâncias.
Embora seja celebrado em datas diferentes em vários lugares, o sentimento por trás da comemoração é universal. É uma oportunidade para reconhecer e valorizar o sacrifício, dedicação e carinho que as mães oferecem diariamente.
No entanto, o mais importante no Dia da Mãe é o amor e a gratidão que expressamos às mulheres que nos deram tanto.
É um lembrete do poderoso vínculo entre mãe e filho, e uma oportunidade para dizer “obrigado” por tudo o que elas fazem.
Primeira letra de Mim
No tempo em que aprendia a escrever, o Dia da Mãe era em Dezembro. Em Dezembro nasceu a minha mãe e nasceu o Menino. No tempo de tanto nascer havia muita festa com bolos de frutas com calda feitos pelas mãos da outra mãe grande. E uma panela grande de canja que servia muitos e muitas vezes. Naquele tempo em que Dezembro era quente de gente à volta da mesa, eu dormia sem tomar conta de nada. Ela cobria-me o sono com as mãos, trazia as primeiras orações como luz no escuro e o medo tinha só o tempo de eu chamar: Mãe!
Depois, o Dia da Mãe passou para Maio. Em Maio nasci eu, depois do meu irmão. E a minha mãe passou a ter dois Dias da Mãe, mas quatro de barriga casa. Agora a nossa casa tem as paredes dos nossos lugares esticados. Parti dela naquele Maio e a nossa vida passou a ser só chegar. Chegar à mãe é chegar à primeira letra de mim. Como diz a canção: “Todo o homem precisa de uma mãe”.
Carolina Bettencourt
Deus escolheu os melhores
soldados para os maiores desafios
Maria Angelina de Brum Tavares: “Aproveita que a mãe não vai estar aqui para sempre” … E como costume, ela tinha razão…. Tomámos muitas coisas como garantidas e, normalmente, só atribuímos o devido valor quando não as temos. Por mais defeitos que tenham, até destes passamos a sentir falta… A vida foi muito dura e foram muitas as batalhas que foram vencidas. As dificuldades foram tantas que só Deus sabe, mas acredito que Ele tenha escolhido os melhores soldados para dar os maiores desafios. Agora, só me resta acreditar que estás a olhar por nós, e a zelar pelo nosso bem (filhos) como era teu costume, independente do teu estado de saúde…. Resta-me dizer que serás avó e peço-te que olhes pela Laura como olhaste por mim. Feliz Dia da Mãe… “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!”
Valer Tavares
Ser Mãe – Magia e Superação
De todos os desafios ultrapassados ou em curso, Ser Mãe não é comparável. Falar sobre isto continua a ser uma tarefa hercúlea para a maioria das mães, porque partimos todas exatamente do mesmo ponto – temos que ser incríveis. Menos do que isso é impensável. Ser Mãe é uma constante Superação de pequenos-grandes desafios que, felizmente, não têm fim. Contudo, são também as mães que são feitas de uma Magia inexplicável que torna sucessivamente possível a Superação física, psicológica e emocional. Impõe-se homenagear, em primeiro lugar e mais do que nunca, a minha Mãe, exemplo de Superação e inquestionável génese da minha Magia. Agora, também a minha Filha que, ao testar todos os meus limites, permitiu-me conhecer a minha versão mais completa. Por fim, uma palavra para todas as Mulheres que não conseguiram ser mães – também vocês são feitas de Magia e Superação.
Mafalda Ponte – Psicóloga Clínica e da Saúde
Querida estrela de meus olhos
Coração que acalma as águas revoltas da vida
Mãos que envolvem os meus ombros
No abraço mais valioso, enaltecida!
Mãe, de todos, não há poeta que saiba falar de ti
Nem Pessoa conseguiria criar mais heterónimos para descrever te
Mas sei que, não há medida no meu amor por ti
Neste meu pequeno coração latente
Mãe, farol, porto de abrigo
Luz que, do caminho, desvia o perigo
Ventre bendito pela mãe natureza
Serás eternamente, a minha fortaleza
Desta filha que, para sempre
É vida da tua vida.
Romina Cardoso
A vida é uma constante evolução, um crescimento. De criança a jovem, de jovem a adulto, ganhamos asas e tornamo-nos mais independentes. Mas isto não significa que deixamos de pensar na nossa família. No lar onde crescemos e nas boas memórias que guardamos de criança. A minha mãe está presente em muitas destas boas lembranças que guardo com carinho de tempos mais simples. Todo o seu esforço para que nada nos faltasse, para que tivéssemos tudo orientado para a escola e que a brincadeira tivesse o seu espaço saudável na nossa vida. Nunca desvalorizei este esforço, mas ganhei uma outra apreciação com a evolução da vida. A asas vêm com um custo: responsabilidades. Muitas. Muitas destas que eram carinhosamente resolvidas pela minha mãe. Tínhamos a vida tão facilitada, mas quem tem mãe tem tudo. Agora a minha esposa é mãe. E vejo todo este empenho nela. Filhos és, pai serás – mas mãe é mãe. Neste dia da mãe, sinto-me muito agradecido por ter tido uma mãe que me deu uma infância feliz e com tanta boa lembrança. Sinto-me também feliz por ter uma esposa que como mãe é exemplar. Fui uma criança feliz, tenho um bebé feliz. Feliz dia da mãe a estas duas super mães. À minha que mãe que me deu muitos bons momentos que guardarei para sempre. À minha esposa que “fabricou uma linda encomenda” e que está a criá-lo com amor e tornando-o num bebé feliz e saudável. Feliz dia da mãe – que é realmente todos os dias.
Paulo Leite
Mãe…
Na vida, há muitas coisas consideradas importantes. Para mim, a mais importantes de todas elas, é a minha Mãe. Com ela, sinto-me o menino mais sortudo e protegido do mundo. Ela é… a minha Mãe.
Pedro Vargas Bernardo
Obrigada, Mãe!
Mãe, é desafiante resumir em poucas linhas tudo o que eu gostava de te dizer, mas é ainda mais difícil encontrar as palavras para sequer começar a falar sobre isto de ser tua filha – tudo o que eu possa imaginar dizer parece sempre uma amostra reduzida e simplificada de algo que não se expressa em língua nenhuma, mas vive em mim e comigo. Vive nos meus traços físicos, no meu amor pelo Faial, nas frases que eu escolho a conversar, no quanto eu gosto do mar, na minha atenção ao detalhe, no meu sexto sentido, nas coisas que me fazem bem ou mal, na minha própria música por sempre me teres apoiado e validado incondicionalmente e sem hesitar. A lista é infinita, porque ser tua filha não é só informação genética e ADN; ser tua filha faz de mim quem sou. Não só por me teres dado a minha vida, mas pela dimensão da tua influência em tudo o que sou e tudo o que faço, não haveria Sara sem Elsa.
Na minha única vida neste mundo, posso viver como tua filha. Já viste a minha sorte? Obrigada, Mãe. És a melhor do mundo!
Sara Cruz
Mãe, uma palavra tão pequena e tão cheia de significado. Mãe é sinónimo de força, de coragem, de ternura e de amor eterno. É uma luz na vida dos filhos que quando se acende jamais se apagará. Abençoados são aqueles que têm a sorte de serem abraçados e aconchegados no colo de uma mãe. Eu tenho esta sorte.
O dia de hoje apresenta-se apenas como uma desculpa para te dizer o quanto te amo e admiro. Uma desculpa para te agradecer pela menina que criaste com tanto cuidado, que hoje, se transformou numa mulher cheia de sonhos. Uma desculpa para te dizer que, a ti, devo-te a vida.
Feliz Dia da Mãe a todas as mulheres (e pais) que exercem este papel.
Sara Juromito Silva
Ser Mãe …
O grande mistério, e o milagre aior, entre a incógnita da esperança e o medo da selva…. É o sabermos que se está de mão dada com Deus,e a certeza da nossa imperfeição para criar algo que de início é sublime.
Ser mãe é o único amor incondicional e eterno.
Tina Âmbar
Ser mãe é ter medo de não poder tudo; é sentir-se impotente, por não conseguir proteger a cria dos perigos do mundo e das inevitáveis desilusões da vida; é ter que quebrar amarras à força e deixar ir o rebento adulto, como se um pedaço lhe fosse arrancado; mas é também a coragem de derrubar qualquer barreira que se interponha entre um filho e os seus sonhos; e é apoiar incondicionalmente o desbravar do seu caminho, para aliviar-lhe eventuais deceções.
Ser mãe é dar e receber sem limites e é, acima de tudo, nunca ser só.
Paula Duque
A luz que em mim trespassa
Quando eu era criança, olhava para a minha mãe como a progenitora que cuidava de mim e que se certificava de que nada me faltava. Não compreendia por que razão antes de me dar uma colher de sopa, ela soprava-a; não entendia por que motivo ela me comprava um bombom, quando pouco tinha; não percebia o intuito de ralhar comigo, toda a vez que me rebelava. Só sabia que ansiava ser adulto para ser livre e independente.
Hoje sou os três, mas sem a minha mãe, nada sou. Ela é: quem me acompanha durante todas as minhas jornadas; quem me alerta de todos os perigos; quem continua a ter fé em mim, independentemente das minhas escolhas. Por isso, nada tenho eu que possa pagar tudo o que ela já fez e continua a fazer por mim, senão… também cuidar dela.
Mãe, amo-te! Um feliz Dia da Mãe para todas as almas maternais no mundo.
Wilson Medeiros