Edit Template

Governo dos Açores insta a República a envolver-se no novo cabo de fibra óptica inter-ilhas

Em carta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, o Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, solicitou a criação urgente de um grupo de trabalho com o objectivo de analisar a solução técnica mais adequada para a substituição célere dos cabos submarinos inter-ilhas, à semelhança do que foi criado para o processo de substituição do anel CAM. “Este é um assunto prioritário para o Governo dos Açores em matéria de comunicações e muito relevante para catapultar o desenvolvimento regional para novos patamares”, considerou Artur Lima. Na carta, Artur Lima salienta o “atingimento da obsolescência do anel inter-ilhas de cabos submarinos de fibra óptica, infra-estrutura responsável pela ligação das ilhas de Santa Maria, Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa às ilhas do Corvo e das Flores e à ilha de São Miguel e, por essa via, responsável pela conectividade digital destas oito ilhas ao continente português e ao resto do mundo” e a apresentação de “algumas debilidades que fazem temer pela continuidade e qualidade do importante serviço de conectividade digital que suporta” como razões que justificam o avanço célere deste processo. O Vice-presidente refere que cabe ao Governo da República cumprir as suas “competências constitucionalmente previstas de promoção da coesão económica e social de todo o território nacional e promoção da correcção das desigualdades derivadas da insularidade das regiões autónomas”.
Na missiva enviada ao Ministro, é sugerido que o grupo de trabalho seja presidido pela ANACOM e possa integrar representantes do Ministério das Infraestruturas, Governo dos Açores e da IP-Telecom, sendo que o seu mandato de actuação não deve ser superior a seis meses. Artur Lima defende ainda que, em termos de objectivos, este grupo de trabalho deverá propor uma solução que permita que a conectividade se faça de acordo com o melhor estado da arte e uma calendarização para a renovação do sistema de cabos com estimativa de custos, bem como ponderar a utilização desse sistema para suporte de tráfego associado a projectos científicos.

Edit Template
Notícias Recentes
“É urgente a necessidade de reduzir o número de utentes por Médico de Família”, diz Maria Teresa Albergaria
Jaime Oliveira foi um dos cinco açorianos que ao lado de Salgueiro Maia desceram de Santarém a Lisboa no dia 25 de Abril de 1974: “Tive medo…”
“Temos muita fé no Divino Espírito Santo”, afirmamos mordomos dos Remédios da Bretanha
Câmara de Ponta Delgada estuda solução para o trânsito na Alameda de Santa Teresa
19 medalhas de ouro, 19 de prata e 18 de bronze no Campeonato Regional das Profissões
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores