A associação ambientalista Quercus atribuiu o galardão de “Praia com Qualidade de Ouro” a cinco zonas balneares no município de Ponta Delgada, como reconhecimento pela qualidade da água.
Na lista das 356 praias portuguesas distinguidas em 2024, consta as praias das Milícias e do Pópulo e as piscinas dos Poços de São Vicente Ferreira, Forno na Cal e das Portas do Mar.
Para receber esta classificação, a água balnear tem que respeitar os seguintes critérios: qualidade de água “excelente” na classificação anual das últimas cinco épocas balneares; tem que seguir as directivas referentes aos indicadores bacterianos; e na última época balnear não ter qualquer tipo de ocorrência/aviso de “desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária”.
Este galardão é atribuído há quase 15 anos e baseia-se na informação pública oficial, ou seja, tem exclusivamente em conta as análises efectuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Ideográficas.
A Região Autónoma dos Açores foi a que apresentou uma subida mais expressiva passando de 46 para 58 zonas classificadas.
A Quercus é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa com quase 40 anos de experiência. Tal como é possível ler no site oficial, a sua missão incide no “interesse pela Conservação da Natureza e dos
Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado”.
No total foi atribuída a qualidade de ouro a 58 praias dos Açores.