A Marinha Portuguesa resgatou este Domingo uma passageira de 28 anos, de nacionalidade francesa, que se encontrava a bordo do veleiro ‘Alabone’, que estava a navegar a aproximadamente a 250 milhas náuticas, o equivalente a 463 km, de Ponta Delgada. A mulher encontrava-se com sintomas severos de enjoo e como a medicação não fazia qualquer efeito, foi resgatada numa operação cuidadosamente planeada.
Após avaliação médica, realizada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes-Marítimos (CODU-MAR), para facilitar a extração segura pelo “EH101” da Força Aérea (FAP), a tripulante foi inicialmente transferida para o navio mercante “OWL 5” que se encontrava nas imediações. Esta manobra permitiu que o helicóptero “EH101” realizasse a extracção sem incidentes, por volta das 23h20.
Após a extracção, a paciente foi levada para a ilha Terceira, onde aterrou às 01h45 da madrugada de ontem. De seguida, foi sido encaminhada para a unidade hospitalar local, pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, onde recebeu atendimento médico.
A operação foi marcada pela “excelente colaboração” entre o MRCC Delgada, RCC Lajes, o CODU-MAR, a guarnição do veleiro e do navio mercante. A transferência foi realizada com “precisão e cuidado, garantindo a segurança da tripulante em todos os momentos.”