Edit Template

Câmara da Lagoa assinala Dia Mundial da Abelha

A Câmara Municipal da Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), irá assinalar, no próximo dia 16 de Maio, o Dia Mundial da Abelha, com uma visita dos alunos da Escola Secundária de Lagoa ao Apiário Margaridas, situado na freguesia de Santa Cruz.
Esta iniciativa tem o intuito de chamar a atenção da população mais jovem, para a importância da preservação das abelhas, como polinizadoras na biodiversidade do planeta terra, procurando alertar e sensibilizar para as ameaças que as abelhas enfrentam, para o equilíbrio do ecossistema e para conservação dessa mesma biodiversidade.
A actividade intitulada “O Maravilhoso Mundo das Abelhas” terá lugar no Apiário Margaridas, um apiário pedagógico situado em Santa Cruz, fruto de um projecto promovido pela apicultora Carolina Ferraz.
A visita dos alunos começará com um briefing inicial sobre o projecto em si, a biologia das abelhas, o seu ciclo de vida e o mundo das abelhas e das suas colmeias. Seguidamente, os jovens terão a oportunidade assistir à abertura de uma colmeia e de ver, em tempo real, as abelhas a trabalhar, a diferença entre o mel já pronto e o mel ainda aberto, e ainda ver a organização da colmeia, dos quadros, das larvas, dos ovos das abelhas e diferentes castas. A visita terminará com uma prova do mel produzido no apiário.
Esta actividade encontra-se inserida no plano anual de actividades do CEFAL e trabalha três Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas: Educação de Qualidade; Acção Climática e Proteger a Vida Terrestre.
O Dia Mundial da Abelha comemora-se anualmente a 20 de Maio, tendo sido designado pela Assembleia Geral da ONU, em 2017. Visa incentivar a educação e as acções públicas para uma maior consciencialização sobre estes polinizadores e outros insectos, que apoiam a produção de alimentos para dois bilhões de pequenos agricultores em todo o mundo.

Edit Template
Notícias Recentes
“É urgente a necessidade de reduzir o número de utentes por Médico de Família”, diz Maria Teresa Albergaria
Jaime Oliveira foi um dos cinco açorianos que ao lado de Salgueiro Maia desceram de Santarém a Lisboa no dia 25 de Abril de 1974: “Tive medo…”
“Temos muita fé no Divino Espírito Santo”, afirmamos mordomos dos Remédios da Bretanha
Câmara de Ponta Delgada estuda solução para o trânsito na Alameda de Santa Teresa
19 medalhas de ouro, 19 de prata e 18 de bronze no Campeonato Regional das Profissões
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores