O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, solicitou à Secretária Regional da Saúde, Mónica Seidi, que aposte numa nova estratégia para a saúde, onde os centros de saúde deverão ser devidamente apetrechados para dar uma melhor resposta aos doentes.
A proposta foi feita durante o Conselho de Ilha de São Miguel, que decorreu no dia 13 de Maio, na Biblioteca Daniel de Sá, tendo como tema a saúde e que contou com a presença da Secretária Regional.
“Os cuidados de saúde primários são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e para a fixação de pessoas. Não podemos continuar a esvaziar os centros de saúde, como foi prática corrente num passado recente, sob pena de se entupir os hospitais,” referiu o autarca, que manifestou total solidariedade para minimizar os impactos do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo.
“Temos apoiado incondicionalmente as preocupações do conselho de administração do centro de saúde da Ribeira Grande, principalmente nesta fase de maior movimento devido à deslocalização de vários serviços que estavam no HDES,” disse Gaudêncio, adiantando que a autarquia cedeu instalações à delegação de saúde concelhia, para libertar espaço no centro de saúde. “A centralidade da Ribeira Grande, que faz fronteira com todos os concelhos de São Miguel, não deve ser descurada, devendo ter um centro de saúde condigno e que sirva de redundância ao HDES. O incêndio do passado dia 4 de Maio fez despertar essa necessidade, já manifestada por diversas vezes pela autarquia e que deverá ser colmatada,” referiu Alexandre Gaudêncio.