Edit Template

Encontro histórico junta Ordem dos Enfermeiros, URIPSSA e União das Misericórdias

Realizou-se anteontem, em Angra do Heroísmo, uma reunião inédita que juntou à mesma mesa a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores (URIPSSA) e a União Regional das Misericórdias dos Açores (URMA).
Este encontro, que se realizou por iniciativa da SRRAAOE, tinha como objectivo discutir questões “cruciais” relacionadas com os enfermeiros que desenvolvem a sua actividade profissional nestas instituições do sector social, atendendo “ao papel fundamental que estes profissionais desempenham nas mesmas”. Foi, assim, possível reunir a equipa da SRRAAOE liderada por Pedro Soares, juntamente com a equipa da URMA presidida por Bento Barcelos, bem como da URIPSSA presidida por João Canedo, promovendo-se uma discussão construtiva em torno destas matérias.
Para o Presidente da SRRAAOE, Pedro Soares, “este é sem dúvida um momento histórico para a enfermagem açoriana, onde se conseguiu criar pontes entre todos, e de uma forma salubre discutir o sector tão específico como é o social, por vezes esquecido. Pude apresentar vários aspectos que nos preocupam, destacando a sustentabilidade dos cuidados de enfermagem no sector, considerando que hoje já há lares e IPSS que não conseguem contratar enfermeiros e isso preocupa-me.”
Segundo Pedro Soares, “outra questão importante é o facto de durante longos anos os enfermeiros sempre terem visto os seus direitos reflectidos num ACT de um sindicato que não de enfermagem.
Por nossa proposta, e com aceitação de ambas as organizações, vai ser possível juntarmos a esta mesa dois sindicatos de enfermagem e juntos contribuirmos para uma evolução que creio será importante e significativa para a classe deste sector.” “Saio muito satisfeito desta reunião.
“Houve claramente um ambiente de construção entre todos, numa perspectiva de evolução dos cuidados que prestamos a esta população tão específica,” disse ainda Pedro Soares.

Edit Template
Notícias Recentes
“É urgente a necessidade de reduzir o número de utentes por Médico de Família”, diz Maria Teresa Albergaria
Jaime Oliveira foi um dos cinco açorianos que ao lado de Salgueiro Maia desceram de Santarém a Lisboa no dia 25 de Abril de 1974: “Tive medo…”
“Temos muita fé no Divino Espírito Santo”, afirmamos mordomos dos Remédios da Bretanha
Câmara de Ponta Delgada estuda solução para o trânsito na Alameda de Santa Teresa
19 medalhas de ouro, 19 de prata e 18 de bronze no Campeonato Regional das Profissões
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores