O IV Capítulo da Confraria da Carne Guisada da Maia de São Miguel teve início no passado Sábado com a recepção das carcaças de nove vacas, que foram “picadas” pelos membros da Confraria e população em geral.
Depois de cortadas em pedaços, ultrapassaram as duas toneladas de carne limpa que, depois de benta, foi distribuída por 61 habitações da freguesia acompanhada pela folia do Espírito Santo.
Cada família, baseada na receita secular, tempera-a e deixa-a a maturar até à sua confecção final, para que no dia 20, Segunda-feira do Espírito Santo, possa ser ofertada a quem visitar a freguesia, podendo atingir mais do que 5.000 doses de carne guisada.
Assim, se cumpre a tradição e os desígnios da partilha – carne, massa e vinho.
Assim acontece porque este ano, além da Celebração do seu IV Capítulo, a Confraria é a mordoma das Grandes Festas do Espírito Santo da Maia, fazendo assim jus ao desígnio a que se propõe como Confraria de divulgar e defender a ‘Carne Guisada da Maia.
Para isso, conta com a presença de 16 confrarias do continente português, uma de São Tomé e Príncipe, da Madeira, de São Jorge e do Canadá, além das confrarias locais que já confirmaram a sua presença envergando cada uma o seu traje típico num programa que tem o seu início no dia 17 e termina no dia 20.
No dia 19, Domingo, na Igreja do Divino Espírito Santo da Maia, após a missa das 11h00, terá lugar a coroação, a bênção dos estandartes e a entronização de novos membros em cerimónia pública, onde serão admitidos sete novos confrades e seis iniciados.