Edit Template

Santa Clara e Nacional unidos na subida

Na época de 2017/2018 ambos terminaram as 38 jornadas da Segunda Liga em posição de subida. O Nacional foi o campeão com 71 pontos e o Santa Clara terminou em segundo com 66 pontos. O Vizela foi terceiro com 64 pontos, mas, na altura, não haviam jogos de passagem com o antepenúltimo classificado da Primeira Liga.
Nesta época o Santa Clara está em primeiro lugar com 70 pontos, mais dois do que o Nacional. Só ao final da tarde de Domingo se conhecerá quem é o primeiro, o segundo e também o terceiro posicionado, que se decide entre o AVS e o Marítimo da Madeira, separados por um ponto.
Para se precaver de ser ultrapassado pela equipa madeirense, o Santa Clara tem de vencer a União de Leiria. Terminando as duas equipas com a mesma pontuação a vantagem é do Nacional por ter empatado e ganho nos jogos entre si disputados.
A União de Leiria é uma das melhores equipas do campeonato, com um plantel muito rico em qualidade e em experiência. Acontece anualmente a equipas com grande potencial realizarem provas muito aquém das expectativas. Porém, a vitória, na noite de Segunda-feira, perante 3.544 espectadores, por 3-0, sobre o Académico de Viseu, veio demonstrar que o Santa Clara, por enfrentar o décimo da tabela classificativa, com menos 28 pontos, não tem o jogo ganho.
O Santa Clara passou pelo primeiro lugar à 4.ª jornada. À 8.ª era terceiro a 6 pontos do guia AVS. À 11.ª voltou a ser primeiro, mantendo-se até à 14.ª rodada. Após as rondas 15 e 16 foi o AVS líder. A partir da 17.ª jornada o Santa Clara regressou à liderança e mantém-la até à 33.ª. São, portanto, 16 jornadas seguidas em primeiro e não 23 como se tem falado.
Recorde-se que o Santa Clara subiu pela primeira vez à Primeira Liga na época de 1998/99, como terceiro classificado, porque ascendiam os três primeiros. Somou 55 pontos em 34 jogos. O Gil Vicente foi o campeão com 68 pontos e o Belenenses vice, com 61.
A segunda subida, após 34 jogos, foi na temporada de 2000/01. Foi campeão com 67 pontos, sendo o Vitória de Setúbal segundo com 64, os mesmos do Varzim, que também ascendeu.
A 30 de Maio próximo comemoram-se 50 anos de um feito que levou ao estádio de São Miguel cerca de 25 mil espectadores, na maior enchente de sempre.

Edit Template
Notícias Recentes
Nove detidos por tráfico de haxixe na Ilha da Terceira e na Grande Lisboa
PS com proposta que pretende garantir mais respostas sociais às crianças e uma maior estabilidade laboral às Amas
Suspeito de tentar passar com passaporte falso no aeroporto de Ponta Delgada foi detido pela PSP
Novo parque para estacionarem Vila Franca do Campo
Programa ‘Novos Idosos’ é hoje “um sucesso inegável” destaca Artur Lima
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores