Edit Template

Governo dos Açores vai criar um passaporte regional de qualificações

O Governo dos Açores vai criar um passaporte regional de qualificações para promover, numa única aplicação digital, um “ecossistema de trabalhadores qualificados em rede com as empresas”, anunciou ontem a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego. De acordo com Maria João Carreiro, o objectivo é aproximar talentos, oportunidades e objectivos quer dos trabalhadores, quer das empresas, “agregando numa base de dados inovadora nos Açores o registo do percurso formativo dos utilizadores”.
Nesta aplicação gratuita, e que deverá ser lançada ainda no terceiro trimestre deste ano, os utilizadores vão poder registar as suas qualificações, formações, certificações e competências, não apenas para a gestão pessoal e profissional da sua carreira, mas também na perspectiva da aproximação e da criação de sinergias com as empresas.
O novo passaporte vai assumir ainda, uma componente de orientação para percursos de aprendizagem ao longo da vida.
Maria João Carreiro falava na conferência “Capacitar os Açores para o Futuro: O Impacto das Novas Tecnologias nas Profissões”, promovida pela Direcção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, no âmbito do 25.º Campeonato Regional das Profissões – Azores Skills e do Fórum Regional de Qualificação Profissional.
“Hoje, e cada vez mais, as competências, incluindo as digitais, e a especialização afirmam e diferenciam os trabalhadores nas empresas e no mercado de trabalho”, frisou, para acrescentar que o Governo está a “sinalizar os desafios e a estimular as oportunidades através de políticas públicas para acelerar respostas comuns”.
É o caso da Agenda Regional para a Qualificação Profissional, lançada em Fevereiro de 2022, para ser executada num horizonte temporal de uma década, até 2030.

Edit Template
Notícias Recentes
Papa Francisco defensor dos pobres e paladino da paz na hora da despedida
Faleceu o Papa Francisco, um homem que viveu junto do povo e foi paladino da paz
Presidente do Governo destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Francisco César visita ‘Correio dos Açores’ e defende pacote de medidas para apoiar órgãos de comunicação social da Região
PJ detém terceiro suspeito de homicídio que estava escondido numa gruta de São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores