Alterações. Os Açores vão ter, na próxima época desportiva de futsal, um representante na Liga (Lusitânia) e um na II Divisão (Barbarense).
O Sport Clube Barbarense será o único representante dos Açores no Campeonato da II Divisão de futsal, tendo em conta a subida do Lusitânia à Liga e a despromoção da Casa do Povo do Livramento à III Divisão “Série Açores”.
No último jogo da fase de apuramento do campeão e subida, o Barbarense foi derrotado por 7-0 em casa do Burinhosa e terminou a segunda fase da II Divisão em quinto lugar com 16 pontos.
O Lusitânia assegurou a subida à Liga na penúltima jornada da fase de apuramento do campeão e subida, ao vencer o Barbarense por 1-3 e beneficiando da inesperada derrota caseira do AMSAC por 2-6 frente ao Famalicão, o último classificado e que alcançou nesse jogo a sua primeira vitória na segunda fase da II Divisão.
Quanto à equipa do Livramento partiu para a disputa do jogo da última jornada da zona sul de manutenção/despromoção com uma tarefa dificultada, uma vez que teria de ganhar e esperar que o Macedense perdesse a partida que tinha para disputar para ficar na II Divisão.
No jogo decisivo, o Livramento foi derrotado em casa do Bairro da Boa Esperança por 8-7.
A equipa micaelense terminou a participação na zona sul da zona sul de manutenção e despromoção em 7.º lugar com 15 pontos, o que ditou a despromoção à III Divisão “Série Açores” da próxima época.
Tendo em conta a descida do Livramento passaram a ser quatro as equipas que descem na III Divisão “Série Açores” às provas de ilha.
O Grupo Desportivo e Recreativo da Agualva, que ficou em quinto lugar na III Divisão “Série Açores” foi despromovido para as provas da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Desceram também às provas de ilha os três representantes da Associação de Futebol da Horta: Piedade, Minhocas e São João.
Sendo assim, a próxima edição da III Divisão “Série Açores” deverá ser disputada pelas seguintes equipas: Livramento, Biscoitos, São Sebastião, Remédios e Santa Clara, a que se junta o Clube Escolar do Corvo (campeão da AF Horta), num regresso três épocas depois da sua estreia. Ainda não estão apurados os campeões da AF Angra do Heroísmo (Posto Santo ou Barbarense B) e da AF Ponta Delgada (Atalhada ou Desportivo de São Pedro, de Santa Maria).