Foi no último Sábado que um grupo de professores que se formaram há 50 anos no Magistério em Ponta Delgada celebraram a efeméride com alegria e emoção e um programa preparado com a devida antecedência com afinco e entusiasmo por um alguns dos que se formaram em 1974.
O programa iniciou-se com a celebração de uma Missa de Acção de Graças pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, padre Norberto Brum, onde se realizou a cerimónia, com o templo decorado com requinte para a festa do Pentecostes.
Os próprios docentes animaram a eucaristia com cânticos apropriados tendo o padre Norberto, na sua homilia, realçado o decisivo papel do professor primário na vida escolar e social e o papel preponderante que desempenhou na sociedade neste longo período em que exerceram o seu magistério ao redor da nossa ilha e em Santa Maria, de onde uma das professoras era natural.
Como se estava a celebrar de véspera o Pentecostes, o efusivo e dinâmico celebrante procedeu à coroação dos participantes, um momento que muito sensibilizou todos os que participaram, ou seja, professores e seus familiares. A cerimónia terminou com a bênção e entrega da fita a cada um dos professores presentes que simbolizava as bodas de ouro do curso do Magistério de 1974.
A comemoração prosseguiu no Marina Hotel, com almoço e convívio entre os colegas que saudavam, com afecto e retemperada alegria, todos e cada um, relembrando com saudade os anos do curso e os respectivos docentes todos já falecidos e de saudosa memória, e o percurso de docência que cada um viveu nos lugares onde trabalhou! Seguiram-se algumas surpresas do grupo da organização com prémios à mistura e um passo de dança para os mais afoitos antes das despedidas e dos abraços.