Edit Template

Câmara Municipal da Lagoa e Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura,Recreio e Desporto firmam protocolo formativo

A Câmara Municipal de Lagoa firmou um protocolo formativo com a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto. Na ocasião do 1.º Encontro de Colectividades do Município de Lagoa, Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal, salientou que, “a Lagoa orgulha-se da qualidade de vida que oferece a quem reside e visita. Tal só é possível com a colaboração com as associações que, sem remuneração dos dirigentes e sem fins lucrativos, desenvolvem dinâmicas que nos distinguem”.
De referir que, são cerca de 70 associações que desenvolvem a sua acção junto da comunidade com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, apoiando, nas suas dificuldades e anseios. Em 2023, foram transferidos pelo município cerca de 750.000€ para as associações, sendo em muitos casos, estes os valores necessários para a realização da sua actividade, tendo esse valor sido gerido com cautela e preocupação.
Conhecendo as dificuldades crescentes verificadas pelo movimento associativo na mobilização de associados, renovação de corpos dirigentes e cumprimento das exigências legais e formalidades, a Câmara Municipal de Lagoa aprovou em reunião de Câmara, do dia 16 de Maio, um protocolo de cooperação com a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, que visa a formação em temáticas que serão seleccionadas pelo movimento associativo lagoense, para a capacitação em temas como questões jurídicas; contabilidade e fiscalidade; comunicação e formação, entre outros .
“Estamos certos de que este protocolo permitirá, a cada um dos presentes, enriquecer a sua acção, e por inerência a da colectividade a que pertence”, salientou a autarca, agradecendo “à confederação, representada por Augusto Flor, pela disponibilidade e encontro de soluções à medida do nosso município”.
Nesse âmbito, as formações online e presenciais serão desenvolvidas nos próximos meses, podendo as associações aderir gratuitamente.
A partir de 2025, para além do episódio formativo, cujos temas serão seleccionados por votação das associações, a Câmara Municipal incentivará as associações a se tornar associadas da Confederação, comparticipando em sede de contrato programa os valores afectos à adesão, que é a única entidade congregadora do movimento associativo a nível nacional.
“Esta é uma nova abordagem ao movimento associativo que a edilidade pretende dinamizar e que, esperemos, seja rentabilizada pelas Associações. Seguimos juntos, em prol da nossa comunidade”, finalizou Cristina Calisto.

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores