A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, reforçou o apoio à Associação de Apoio à Vítima nos Açores (APAV – Açores), celebrando a assinatura do protocolo de cooperação numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Conforme sublinhou o Presidente do município, “a autarquia assume-se como uma parceira activa da APAV, reconhecendo a sua importância para a protecção dos valores e mais elementares direitos de cidadania”.
“Estaremos sempre ao seu lado e a apoiar os seus objectivos. Acreditamos ser também essa uma forma responsável e eficaz de combatermos todas as formas de violência e consciencializarmos a sociedade de que se tratam de crimes”, acrescentou Pedro Nascimento Cabral.
A coordenadora da APAV – Açores, Sílvia Branco, deu nota da importância do apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada para a concretização dos objectivos da instituição.
“Este apoio é essencial à prossecução da missão da APAV a nível regional e continua a ser fundamental para que nós possamos apoiar, de forma cada vez mais especializada, quem mais precisa de nós: as vítimas de crime, os seus familiares e amigos, independentemente da forma de vitimação da qual estejam a ser alvo”, frisou a responsável.
O primeiro protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a APAV – Açores, mormente ao Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) de Ponta Delgada, remonta a 2004.
Desde a sua implementação, também em 2004, o GAV Ponta Delgada realizou milhares de atendimentos, constituindo a sua maioria crimes contra as pessoas: vida ou integridade física e liberdade pessoal.