Arrancou ontem em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, a 3.ª edição do i9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras, na qual participaram 86 jovens de 31 escolas da Região, incluindo escolas profissionais, duas instituições particulares de solidariedade social e duas instituições de ensino superior.
Até amanhã, os jovens, integrados em 47 equipas vão apresentar e defender as suas ideias de negócio desenvolvidas durante a edição deste ano da Academia Empreendedora – Escola de Líderes, um programa da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, promovido através da Direcção Regional da Juventude.
A cerimónia de abertura do i9.Açores decorreu ontem de manhã, no Atlântida Cine.
Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, que está a participar no debate do Plano e Orçamento para 2024, na Horta, ilha do Faial, elogiou, na sua mensagem-vídeo, a “participação, a criatividade e o talento” dos jovens.
“Continuem a aproveitar da melhor forma possível esta iniciativa, que junta jovens de todas as ilhas da nossa Região – do Corvo a Santa Maria – de diferentes ciclos de ensino, com um único propósito: viver uma experiência que possa criar memória e que possam levar convosco para a vida”, disse.
A governante reiterou o compromisso do Executivo com a criação e dinamização de “programas e medidas que possam contribuir e fazer a diferença” na construção da identidade e do percurso pessoal, social e profissionais dos jovens.
“A Região precisa de vós, aqui, em cada uma das nossas ilhas, connosco, com as vossas ideias, propostas, pensamento crítico e capacidade para entender e intervir num tempo, como este que vivemos, de vários desafios”, afirmou.
Maria João Carreiro agradeceu aos professores e técnicos que acompanham este ano os jovens no concurso regional, 43, no total, “pela dedicação que entregaram a este projecto, contribuindo, seguramente, para o sucesso dos jovens”.
Do programa do i9.Açores constam sessões de mentoria, pitch training e uma feira de empreendedorismo, a decorrer no ginásio da EBS de Santa Maria.
As ideias vencedoras de cada ciclo de ensino serão conhecidas na sexta-feira.
A Academia Empreendedora foi criada em 2022 e já envolveu, nas suas três edições, cerca de 40 escolas e IPSS, cerca de professores e técnicos e 5.000 jovens.
Além da Escola de Líderes, para crianças e jovens até ao ensino superior, incluindo o ensino profissional e IPSS, este programa conta ainda com a modalidade “Activa o Teu Potencial”, para jovens reclusos e cujo projecto-piloto decorreu este ano.