Edit Template

Cerca de 90 jovens de todas as ilhas defendem ideias inovadoras em Santa Maria

Arrancou ontem em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, a 3.ª edição do i9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras, na qual participaram 86 jovens de 31 escolas da Região, incluindo escolas profissionais, duas instituições particulares de solidariedade social e duas instituições de ensino superior.
Até amanhã, os jovens, integrados em 47 equipas vão apresentar e defender as suas ideias de negócio desenvolvidas durante a edição deste ano da Academia Empreendedora – Escola de Líderes, um programa da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, promovido através da Direcção Regional da Juventude.
A cerimónia de abertura do i9.Açores decorreu ontem de manhã, no Atlântida Cine.
Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, que está a participar no debate do Plano e Orçamento para 2024, na Horta, ilha do Faial, elogiou, na sua mensagem-vídeo, a “participação, a criatividade e o talento” dos jovens.
“Continuem a aproveitar da melhor forma possível esta iniciativa, que junta jovens de todas as ilhas da nossa Região – do Corvo a Santa Maria – de diferentes ciclos de ensino, com um único propósito: viver uma experiência que possa criar memória e que possam levar convosco para a vida”, disse.
A governante reiterou o compromisso do Executivo com a criação e dinamização de “programas e medidas que possam contribuir e fazer a diferença” na construção da identidade e do percurso pessoal, social e profissionais dos jovens.
“A Região precisa de vós, aqui, em cada uma das nossas ilhas, connosco, com as vossas ideias, propostas, pensamento crítico e capacidade para entender e intervir num tempo, como este que vivemos, de vários desafios”, afirmou.
Maria João Carreiro agradeceu aos professores e técnicos que acompanham este ano os jovens no concurso regional, 43, no total, “pela dedicação que entregaram a este projecto, contribuindo, seguramente, para o sucesso dos jovens”.
Do programa do i9.Açores constam sessões de mentoria, pitch training e uma feira de empreendedorismo, a decorrer no ginásio da EBS de Santa Maria.
As ideias vencedoras de cada ciclo de ensino serão conhecidas na sexta-feira.
A Academia Empreendedora foi criada em 2022 e já envolveu, nas suas três edições, cerca de 40 escolas e IPSS, cerca de professores e técnicos e 5.000 jovens.
Além da Escola de Líderes, para crianças e jovens até ao ensino superior, incluindo o ensino profissional e IPSS, este programa conta ainda com a modalidade “Activa o Teu Potencial”, para jovens reclusos e cujo projecto-piloto decorreu este ano.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores