Segundo o comunicado de imprensa, o Clube de Karate-do Shotokan de Angra do Heroísmo (CKSAH) esteve presente no circuito mundial da World Karate Federation, Karate1 – Youth League que decorreu entre os dias 16 e 19 de Maio em Espanha, na cidade de Corunha.
A delegação, única delegação açoriana que participou, foi composta por oito atletas: Afonso Costa, Ana Andrade, Beatriz Castro, Frederico Laranjeira, João Gonçalves, João Pereira, Mariana Fernandes e Rodrigo Barbosa, e um técnico, João Castro, todos do CKSAH.
Entre os três mil jovens em defesa de setenta e sete países, sendo que alguns atletas que participaram são de categoria mundial, a representação azul e branca participou nas disciplinas de kata (forma) e kumite (combate), com alguns dos atletas detentores do estatuto de jovem talento regional, nível
Mariana Fernandes, na disciplina de kumite e no escalão de cadete, foi quem conseguiu chegar mais longe, ao vencer a primeira eliminatória, por 2-1, frente à atleta romena, perdendo de seguida com a competidora mexicana por 0-7.
Frederico Laranjeira, no escalão de juvenil, também esteve muito perto de ultrapassar a fase inicial, uma vez que terminou empatado, com um karateca italiano, por 5-5, tendo este último vantagem inicial (senshu).
João Gonçalves, no escalão de júnior, após derrota com um praticante belga por 0-9, foi ainda repescado, tento voltado a perder por 1-5, frente ao jogador alemão.
Os restantes elementos da comitiva, também não conseguiram ganhar nenhum jogo, sofrendo em alguns casos derrotas expressivas.
Segundo o responsável técnico, que acompanhou e orientou os desportistas, “esta competição teve um nível muito superior, quando comparado às edições anteriores, a par disso, entrámos muito mal no primeiro dia de competição dedicado aos juniores, acusando uma enorme pressão emocional que condicionou a nossa participação”.
Esta foi a quinta participação na Karate1 – Youth League, em especial pelos clubes filiados na Associação de Karaté dos Açores.