O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, referiu que “a autarquia pretende aumentar o nível de escolaridade no concelho, principalmente ao nível do ensino superior.”
A intenção foi manifestada durante uma sessão de divulgação de apoios aos alunos do 12º ano de escolaridade, que decorreu ontem na escola secundária da Ribeira Grande.
“Apesar de sermos o concelho mais jovem do país, a taxa da população com ensino superior é 11,3%, abaixo da média regional (14%) e da nacional (20%), segundo dados dos censos de 2021. Cabe assim à vossa geração melhorar estes resultados.” referiu o autarca, dirigindo-se aos alunos presentes naquela sessão.
Para tal, Gaudêncio anunciou as várias medidas que a Câmara Municipal tem em vigor para incentivar os alunos a prosseguir os estudos, nomeadamente a bolsa de mérito escolar e as bolsas de ingresso no ensino superior, que no presente ano lectivo apoiaram cerca de 150 alunos e representaram um investimento de 135 mil euros.
“A nossa política educativa, baseada na promoção do mérito e do reconhecimento, sem esquecer as famílias com menos recursos financeiros, começa a dar resultados, porque nos últimos 10 anos aumentamos a percentagem de população com ensino superior em mais 5%.” referiu, tendo acrescentado que “todos devem aproveitar os vários programas de apoio existentes para aliviar financeiramente as famílias dos encargos com a educação”.
A sessão foi promovida pela Associação de Pais da Escola Secundária da Ribeira Grande e contou também com a presença do vice-reitor da Universidade dos Açores, Adolfo Fialho.