Edit Template

Coroa oferecida pelos Açores inunda de “felicidade”a comunidade de fé do Sambatuba/SC, no Brasil durante as festas do Espírito Santo

Uma coroa de prata originária dos Açores, oferecida pelo Governo Regional, especificamente para as festas do Divino Espírito Santo de Sambaqui, encheu de alegria a comunidade de descendentes açorianos da comunidade de fé de Sambatuba, no Brasil, o que está bem expresso nas palavras do Presidente da Casa Açoriana, Ronaldo Augusto Pires:
“A história e cultura açoriana é fascinante! Um povo açoriano que viaja para o sul do Brasil em busca de esperança e de um mundo novo. Um investigador, na área de história, ficou fascinado por descobrir no passado informações que foi montando um grandioso quebra-cabeças de um legado extraordinário.”
Ronaldo Augusto Pires, licenciado em história e Presidente da Casa Açoriana, deparou-se nas investigações que fez para o seu livro da festa do Divino Espírito Santo de Vila Nova, Imbituba/SC, com a história da festa do Divino Espírito Santo de Sambaqui.
Na cidade de Imbituba, existem três comunidades que celebram os festejos do Espírito Santo: Sant’Anna de Vila Nova, desde 1752, com a chegada dos açorianos; Sant’Anna de Mirim em 1856, com os filhos de açorianos; e Sambaqui, também por descendentes de açorianos.
Nas investigações sobre a história do Sambaqui, Ronaldo Pires verificou que as festividades do Divino Espírito Santo, no que se refere à coroação do imperador, a coroa era feita artesanalmente, juntamente com cetro da imperatriz. Já as comunidades de Vila Nova e Mirim têm as suas coroas seculares provenientes de Portugal ou do Rio de Janeiro nos séculos 18 e 19.

Festa do Espírito Santo
com coroa emprestada…

A comunidade religiosa de Sambaqui merecia ter uma coroa original do Espírito Santo. Com o início das festividades a partir dos anos 60, os devotos e seus antepassados acompanhavam as festividades na comunidade do Mirim, por ser mais próximo. Mas, com a ajuda do padre Itamar Luiz da Costa, de-se início ao culto do Divino Espírito Santo em Sambaqui. Pediam a coroa emprestada para a comunidade de Vila Nova, e possivelmente, da comunidade de Mirim. Nos últimos tempos, as comunidades não puderam mais concretizar o empréstimo. Então, confeccionaram os artefactos para realização da cerimónia de coroação da corte imperial.
A Casa Açoriana, que exerce “um papel fundamental no fomento e na salvaguarda da história e tradição açoriana”, resolveu, por intermédio de seu presidente, Ronaldo Augusto Pires, fazer o pedido ao Governo do Açores para oferecer uma coroa originária da Região. Até porque a Casa Açoriana é conhecida em Ponta Delgada pelo trabalho que desenvolve junto das comunidades de descendentes açorianos de Sambatuba,
Com o apoio da Casa dos Açores de Santa Catarina, o pedido foi encaminhado para a Director Regional das Comunidades, José Andrade.
Em Outubro de 2022, o Presidente da Casa Açoriana, em viagem aos Açores, conversou pessoalmente com José Andrade que informou que, na Região, ficaram “muitos sensibilizados” com o pedido e que, provavelmente, Sambaqui seria uma das comunidades contempladas.
Em Dezembro de 2022, a comunidade de Sambaqui recebeu a comunicação de que foram contemplados com uma coroa original dos Açores, e que, possivelmente, poderia receber a coroa durante a deslocação de uma comitiva do Governo dos Açores a Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, no final do ano. Porém, esta deslocação da comitiva do governo dos Açores não se concretizou.
“A nossa felicidade concretizou-se”, refere o Presidente da Casa Açoriana, no final do ano de 2023, com a deslocação do Director Regional das Comunidades, transportando a coroa para Sambaqui e mais outras comunidades de Santa Catarina e uma para o Paraná.
As festas do Divino Espírito Santo de Sambaqui foram, assim, este ano, vividas com maior ligação aos Açores. Apesar da distância, o arquipélago açoriano esteve, nestes dias de festas, mais próximo dos descentes de açorianos da comunidade de Sambatuba. Uma ligação que suma coroa tornou mais forte.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro reafirma “compromisso com o desenvolvimento” de São Roque do Pico
A Ministra da Cultura veio aos Açores e na reunião com a Câmara Municipal anunciou que a República participará com 1 milhão de euros na preparação e realização do evento
Utentes da Amizade 2000 felizes com primeira exposição
Ana Gomes, proprietária da ‘Gotas de Chocolate’, prepara o Natal com ingredientes alusivos à época
Visita de Missão Intelectual nos Açores foi importante para o percurso da Região rumo à Autonomia
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores