Decorreram de 17 a 19 de Maio, as festas estatutárias do Império de Pentecostes, promovidas pela Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa – Açores.
Na Sexta-feira, dia 17 foi inaugurada a “Casa da Partilha”, edifício sito à Rua da Santa Casa da Misericórdia, na freguesia de Santa Cruz, cidade de Lagoa e teve a presença de diversas entidades civis e religiosas.
A Banda Filarmónica Estrela D´Alva abrilhantou a abertura da cerimónia da Inauguração, seguindo-se os discursos proferidos pelo Provedor da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de Lagoa – Açores, António Borges; da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto; e da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas,
O Provedor da Misericórdia, António Borges referiu, na sua intervenção, que a Casa da Partilha permitirá o armazenamento e entrega de cabazes do Banco Alimentar, o desenvolvimento de actividades das diversas valências da Misericórdia, a realização convívios dos utentes e colaboradores, entre outras.
Destacou que o edifício foi financiado pelo Governo Regional dos Açores e o projecto de arquitectura, equipamentos e mobiliário foram assegurados pela Câmara Municipal de Lagoa. No Sábado foi celebrada uma missa solene no Lar de Santo António, animada pelo grupo de foliões Grujola, seguindo-se um convívio dos utentes do Lar e seus familiares. Ao final do dia, a comunidade juntou-se na Praça da República, para meditação do terço.
No Domingo de Pentecostes, celebrou-se uma missa solene na Igreja Matriz de Lagoa, e foi realizado o cortejo que percorreu algumas ruas da Irmandade. Durante a tarde foram servidas à comunidade, as tradicionais sopas do Divino Espírito Santo. No final da tarde, foram sorteadas as domingas para o próximo ano.