Inicia-se hoje a segunda edição do “Desafio D’Artes” relativo ao ano lectivo de 2023/24 e São Miguel vai estar representado com três escolas. O evento decorre no Museu da Carris, em Lisboa.
A Escola Básica Integrada de Arrifes é a única escola que repete a presenç, depois de ter tido alunos finalistas no ano passado. No evento, para além da EBI Arrifes, também estarão presentes a Escola Gaspar Frutuoso, situada na Ribeira Grande e a Escola Básica Integrada de Capelas.
Júlia Ponte com a obra “O livro nas portas da cidade” e Lara Medeiros com “O fado no Pico”, que frequentam o 6º ano, são as representantes da Escola Básica Integrada de Arrifes. Matilde Pires com “O priolo numa cana de bambu” e Isabel Gonçalves com “Um olhar para o mar”, também do sexto ano, irão representar a Escola Gaspar Frutuoso. Leonor Carvalho, que frequenta o 9ºano, irá representar a Escola Básica Integrada de Capelas com a obra “Um olhar para o Monte Palace”.
Mais de 750 escolas inscreveram-se neste concurso que contou com a inscrição de mais de 40.000 mil alunos. Foram escolhidos 41 finalistas, sendo cinco açorianos.
Os trabalhos desta segunda edição, tinham como missiva “um olhar sobre o lugar” que serviu de inspiração para os alunos em relação ao “eu, o ambiente, a comunidade e o patriotismo” e teriam de aplicar o seu olhar nos desenhas “à maneira” de conceituados artistas ou movimentos.
Os artistas escolhidos nesta segunda edição foram: Jean Basquiat, Lourdes Castro, Jean Millet, José Malhoa, Henri Matisse, Emília Possoz, Francisco Goya, Domingos Sequeira, Hannah Hooch e Mário Cesariny. Já os movimentos escolhidos onde os alunos poderiam se inspirar foram: pop arte, naturalismo/realismo, fauvismo, romantismo e dadaísmo.
O evento decorre durante o dia de hoje e inicia-se às 13h00 locais com as boas-vindas, onde os participantes irão deslocar-se até à gare do evento num eléctrico centenário da Carris e vão receber uma oferta por parte do “Desafio D’Artes”. Às 14h30 a gala irá abrir portas para o “Concurso Desafio D’Artes”. Pelas 15h00, há a mesa redonda “Desafio d’Arte pela valorização do ensino artístico nas escolas” e decorrerão workshops temáticos de desenho e pintura.
Às 16h30 está programada a entrega de prémios que antecede o encerramento da cerimónia.
F.F.