Edit Template

Clube Operário Desportivo vence a maioria dos troféus

Foram atribuídos os prémios, individuais e colectivos, relativamente ao Campeonato dos Açores 2023/2024. A equipa do Clube Operário Desportivo venceu todos os troféus colectivos e no que toca aos troféus individuais, apenas um, o de jogador totalista, não foi para a equipa da Lagoa. Foram entregues prémios relativos à defesa menos batida, fair-play, melhor jogador, jogador totalista, guarda-redes menos batido, jogador revelação, melhor treinador, melhor marcador e melhor ataque. Diogo Medeiros foi o atleta mais galardoado, recebendo três distinções.

Jogador totalista

Critérios para ser o jogador totalista: será o vencedor aquele que disputar todos os 18 encontros, na totalidade, do campeonato. Caso não haja nenhum jogador a completar todos os jogos do campeonato, vencerá o que tiver mais tempo de utilização. Em caso de empate vencerá o jogador que: obteve melhor classificação no troféu fair-play, for da equipa melhor posicionada no campeonato ou que for mais jovem.
Para efeitos de tempo, é considerado todo o tempo que o jogador participar, mesmo o tempo de compensação. A contagem de tempo é baseada no registo dos árbitros ao serviço dos respectivos jogos.
O vencedor foi Simão Silveira do JD Lajense com 1607 minutos de jogo, seguido de Fernando Junior do VC Pico da Pedra com 1597 minutos e de Luís Costa do FC Urzelinense com 1590 minutos. Todos estes jogadores jogaram em todos os encontros do campeonato.

Guarda-redes menos batido

Critérios para ser o guarda-redes menos batido: ter a melhor média de golos sofridos. De salientar que para estar apto a este troféu, um guarda-redes terá de disputar no mínimo 1170 minutos, o equivalente a 13 jogos. Em caso de empate, será eleito o guarda-redes menos batido aquele: que tiver mais jogos completos sem sofrer golos, que tiver melhor índice no troféu fair-play, que for da equipa pior classificada no campeonato ou o que for mais jovem de idade.
O vencedor foi Hugo Viveiros do Clube Operário Desportivo que sofreu sete golos, seguido de Simão Silveira do JD Lajense com 15 golos sofridos e Gonçalo Toste que sofreu 14 golos. Simão Silveira fica em segundo apesar de ter sofrido mais um golo porque a média de golos sofridos por minutos jogados é menor do que a de Gonçalo Toste.

Equipa com melhor fair-play

Critérios para ser a equipa com melhor fair-play: ser a equipa que obtiver menos pontos tendo em consideração aspectos sobre os jogadores e treinadores.
Aos jogadores: cada cartão amarelo vale um ponto, ser admoestado com duplo amarelo e respectivo vermelho vale dois pontos, receber cartão vermelho directo vale três pontos, se receber um cartão amarelo e depois receber um cartão vermelho directo vale quatro pontos. Cada jogo de suspensão recebido, em caso de expulsão, vale um ponto.
Aos treinadores: cada admoestação vale dois pontos, se for expulso directamente vale três pontos, se for admoestado e depois expulso vale cinco pontos. Cada dia de suspensão que receber, em caso de expulsão, vale um ponto.
O vencedor foi a equipa do C. Operário D. que contabilizou 48 pontos. Em segundo lugar ficou a equipa do SC Guadalupe com 69 pontos e em terceiro o JD Lajense com 72 pontos.

Melhor jogador do campeonato

Critérios para ser o jogador do campeonato: ser o jogador com mais votos dos treinadores principais e dos capitães das equipas participantes no campeonato. Em caso de igualdade entre dois, ou mais jogadores, vencerá o jogador que: tiver um melhor índice no troféu fair-play, for da equipa pior classificada no campeonato ou aquele que for mais jovem de idade.
O vencedor foi Diogo Medeiros do C. Operário D., seguido do seu companheiro de equipa Daniel Sousa e de Daniel Robertson, do SC Praiense – Futebol SAD.

Melhor Treinador

Critérios para ser o melhor treinador: ser o treinador com mais votos dos treinadores principais e dos capitães das equipas participantes no campeonato e estar inscrito na ficha dos jogos como treinador principal. Em caso de empate, vence o treinador que estiver melhor colocado no troféu fair-play e o ultimo critério é ser treinador da equipa melhor classificada no campeonato.
O vencedor foi Bruno Vieira do C. Operário D., seguido de João Cruz do JD Lajense e em terceiro lugar ficaram empatados Ernesto Sousa e Francisco Faria, do V.C. Pico da Pedra e S.C. Angrense respectivamente.

Jogador Revelação

Critérios para ser o jogador revelação: ser o jogador mais votado no fim do campeonato pelos capitães e treinadores das equipas participantes no campeonato, terá de ser do escalão sub 21 e não pode ter ganho o troféu em anos anteriores. Em caso de igualdade de votos entre dois, ou mais jogadores, será vencedor o jogador: que tem menos épocas de participação nos seniores, que tiver melhor índice no troféu fair-play, que pertencer à equipa pior classificada no campeonato ou que for mais novo.
O vencedor foi Diogo Medeiros do C. Operário D., seguido de Henrique Sousa do V.C Pico da Pedra e de Diogo Santos do F.C. Urzelinense.
A defesa menos batida do campeonato foi a defesa do C. Operário D., com 9 golos sofridos; seguido da defesa do JP Lajense com 16 golos sofridos e do SC Praiense que sofreu 18 golos.
O melhor ataque foi, também, do Clube Operário Desportivo com 44 golos marcados, seguido do Juventude Desportiva Lajense com 32 e do Sporting Clube Angrense com 29.
O melhor marcador do campeonato foi Diogo Medeiros, do Operário, com 13 golos marcados. Em segundo lugar ficaram três jogadores, todos com 8 golos marcados: Dário Simão, do Angrense; Henrique Sousa, do Pico da Pedra e Modou Jarju, do Operário.

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores