A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada apresentou a marca identitária do 145º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros, que será assinalado a 5 de Agosto de 2024.
A Associação Humanitária apela a todos os habitantes de Ponta Delgada e Lagoa para que a acompanhe ao longo das próximas seis semanas e fiquem a conhecer a simbologia escolhida para definir o passado, presente e futuro desta nobre Instituição, ao serviço das cidades de Ponta Delgada e da Lagoa.
No entender da Associação Humanitária, são 145 anos de “heroísmo e serviço.”
Há 145 anos, descreve a Direcção da Associação Humanitária, “um grupo destemido uniu-se para assumir um compromisso sagrado: proteger vidas, defender comunidades e enfrentar o perigo com uma bravura inabalável.”
“Estamos a celebrar uma jornada ímpar da nossa instituição, uma história marcada por coragem, sacrifício e dedicação incansável,” lê-se no facebook da instituição.
Ao longo dos anos, prossegue, “enfrentámos incêndios furiosos, resgates desafiadores e emergências inesperadas, sempre respondendo com profissionalismo exemplar e um espírito indomável.” “A nossa habilidade, treino e compaixão têm sido uma fonte de segurança e esperança para inúmeras pessoas em momentos de desespero,” referem.
“O lema ‘vida por vida’ transcende o mero significado de palavras. É um compromisso solene, uma promessa gravada nos nossos corações e reflecte-se em cada acção heróica de cada membro da nossa associação. Porque é o coração que pulsa com paixão e amor pela causa”, sublinha a direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada. “Junte-se às nossas celebrações e ajude-nos a continuar a nossa missão,” conclui.
Os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada estiveram no combate ao fogo no Posto de Transformação de Electricidade e cozinha do Hospital do Divino Espírito Santo. Foi o seu trabalho árduo e eficiente no combate ao fogo, em conjunto com outras corporações de bombeiros de São Miguel, que fez com que o incêndio não se propagasse a outras áreas do Hospital do Divino Espírito Santo.
A Associação Humanitária tem em curso duas campanhas. Uma das campanhas é a do ‘IRS solidário’ com o apelo “ajude-nos a ajudar! Não custa nada e faz toda a diferença.” A campanha é a da doação de 1 euro por habitantes de Ponta Delgada e Lagoa: “É este o pedido! É este o desafio!”, lê-se na campanha.