A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através do Comissariado dos Açores para a Infância (CIA) promove, no próximo dia 28 de Maio, a conferência “Práticas educativas sensíveis à vinculação”, pela professora Dora Pereira.
Esta iniciativa assinala antecipadamente o Dia Mundial da Criança que, como habitualmente, congrega várias actividades lúdicas, desportivas e culturais por todas as parcelas da Região.
A conferência tem lugar no anfiteatro VIII da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, entre as 9h30 e as 11h30, e conta com transmissão ‘online’, de modo a chegar a todo o público interessado.
O tema “Práticas educativas sensíveis à vinculação” aborda o impacto do sistema de vinculação na aprendizagem e tem como objectivos a promoção de relações positivas e significativas com os alunos, a diminuição de comportamentos desviantes e anti-sociais e o aumento do sucesso escolar.
Este evento destina-se a todos os profissionais de infância e juventude, em particular aos docentes, psicólogos, assistentes sociais e outros técnicos superiores que desempenham funções em escolas, ATL e CDIJ.
De salientar que esta metodologia inovadora está já a ser implementada na Região Autónoma da Madeira e alguns dos seus resultados serão dados a conhecer durante a conferência. Esta iniciativa insere-se no Plano de Actividades do CAI para o corrente ano.