Edit Template

Lagoa assinala o Dia Mundial do Oceano com início da época balnear e limpeza da orla costeira e subaquática

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa – CEFAL, em colaboração com diversas instituições regionais e forças vivas do concelho, irá realizar, a 13.ª edição da Limpeza da Orla Costeira e Subaquática, no dia 8 de Junho, assinalando o Dia Mundial do Oceano e o início da época balnear.
Este dia marca, assim, o início da época balnear no concelho de Lagoa, sendo que, no Complexo de Piscinas Naturais e na zona balnear da Caloura, terá início a 8 de Junho e, na zona balnear da Baixa d’Areia, a 6 de Julho. A época termina a 8 de Setembro, no Complexo de Piscinas Naturais, e a 28 de Setembro na zona balnear da Caloura e na Baixa d’Areia.
A limpeza da orla costeira é uma actividade que está inserida no plano anual de actividades do CEFAL, bem como no Programa Bandeira Azul, com o tema anual «O Mar precisa de líderes, a tua praia é a tua casa!».
Este ano, a limpeza da orla costeira e subaquática incidirá em quatro zonas: do Porto dos Carneiros até o Portinho de São Pedro; do Porto dos Carneiros até ao Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa; Calhau da Relvinha e Baixa D´Areia.
Trata-se de uma acção cujo mote, este ano, é “A Liderar pela limpeza do Oceano!”. Os oceanos cobrem 71% da superfície da Terra e são uma extraordinária fonte de recursos e a poluição é uma das principais ameaças que os oceanos enfrentam. Mais de 80% da poluição que atinge os oceanos tem origem em terra e é transportada para o ambiente marinho pelos rios e ribeiras. As zonas costeiras são, por isso, os locais de depósito daquilo que deitamos fora dando origem ao lixo marinho. O principal objectivo desta actividade é de alertar a população para os efeitos nocivos do lixo marinho, identificado como um dos grandes problemas ambientais da actualidade, bem como para a importância do envolvimento da comunidade em iniciativas desta índole.
A concentração terá lugar no Porto dos Carneiros, onde a interdição à navegação estará assegurada, estando previsto o início da actividade pelas 11h00, e estendendo-se até às 13h00. Irá, ainda, ser realizada uma limpeza no talude do Porto dos Carneiros, através da prática de rappel.
A limpeza subaquática decorrerá na zona do Porto dos Carneiros e Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa. Os interessados em participar, terão de ter curso de mergulho e trazer o seu material. No caso de não terem material de mergulho, deverão entrar em contato com o Gabinete de Ambiente, através do email ambiente@lagoa-acores.pt.
Esta actividade encontra-se inserida na “Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas dos Açores 2023”, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar, que foi assinalado, no dia 20 de maio, pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direcção Regional de Políticas Marítimas (DRPM). Esta campanha surge, ainda, no âmbito projecto «Life IP Azores Natura», de que a DRPM é parceira beneficiária nas acções “Minimizar o impacto do lixo marinho nos habitats costeiros marinhos” e “Gestão de habitats costeiros – recifes costeiros”, e do projeto (Interreg Mac) OceanLit.

Edit Template
Notícias Recentes
Papa Francisco defensor dos pobres e paladino da paz na hora da despedida
Faleceu o Papa Francisco, um homem que viveu junto do povo e foi paladino da paz
Presidente do Governo destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Francisco César visita ‘Correio dos Açores’ e defende pacote de medidas para apoiar órgãos de comunicação social da Região
PJ detém terceiro suspeito de homicídio que estava escondido numa gruta de São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores