Inserida na Semana da Educação Artística da Unesco, está patente na Casa da Cultura da Lagoa, uma exposição de Vítor Teves intitulada “Articulações e Outros Cortes”, que reúne uma variedade de trabalhos sobre diversos suportes, criados entre 2019 e 2023, e que refletem o que têm sido as suas pesquisas curatoriais, poéticas, críticas e plásticas.
A exposição foi inaugurada no passado dia 25 de Maio e está centrada em dois blocos: Escrita e Pintura/Desenho, sendo o título da exposição parte de uma das composições do compositor húngaro Gvörgy Ligeti, em homenagem ao centenário do compositor.
Como artista plástico, este escritor/pintor micaelense integrou algumas exposições, nomeadamente, a exposição “Descobrir o Lápis”, no Posto de Turismo da Ribeira Grande, em 2001; a exposição colectiva “Pequenos Formatos”, Galeria Monumental, em Lisboa, em 2020 e 2021, e a Mostra de projectos apoiados pelo programa Pares entre 2019 e 2021, no Parque Atlântico, em Ponta Delgada, em 2022.
Vítor Teves é licenciado em História da Arte pela Universidade do Porto e Mestre em Estudos Literários, Culturais e Inter-artes. Para além da escrita e das artes plásticas, tem desenvolvido também um trabalho de curadoria, em que se destaca a exposição no Museu Carlos Machado em Ponta Delgada “A (im)possibilidade de uma ilha”, em 2020, reunindo cerca de 20 artistas e escritores açorianos.
A exposição ficará patente na Casa da Cultura até ao dia 14 de Julho.
António Pedro Costa