A equipa do Grupo Desportivo Casa do Povo Livramento conquistou a Taça de São Miguel, no escalão de seniores masculinos, depois de levar de vencida a formação do Remédios Sport Clube dos Açores por 5-2.
Pela terceira vez consecutiva, a final da Taça de São Miguel de Seniores masculino foi disputada entre o G.D.C.P Livramento e o Remédios S.C.A. Nas duas ultimas edições, a equipa da costa norte tinha levado a melhor por 6-5 e 10-7 respectivamente.
O jogo de Sábado colocou frente-a-frente duas equipas que irão militar na terceira divisão série Açores para o ano, depois do Livramento ter descido na ultima jornada da segunda divisão e dos Remédios terem garantido a manutenção na série Açores 2023/24.
A final começou com o Livramento a tomar as rédeas do jogo e a querer mostrar ao que vinha, dispondo das primeiras oportunidades do jogo. Às investidas do Livramento, o guarda-redes da equipa da costa norte, Manel Rego, foi respondendo com boas intervenções mantendo o nulo. Ao sexto minuto da primeira parte e na marcação de um livre directo, Simão Campos fez funcionar o marcador pela primeira vez, dando vantagem à equipa que era a detentora do título em disputa. Quatro minutos depois, Tomás Pavão na sequência de um contra-ataque bem desenhado elevou a contagem para 2-0. A equipa do Livramento nunca baixou os braços, assumiu por completo o jogo e chegou ao 2-1, por intermédio de Kaiky Brum, quando faltavam oito minutos para o intervalo. Apesar de ter tentado chegar ao empate, o Livramento seguiu para o intervalo em desvantagem.
A segunda parte foi muito diferente. O Livramento assumiu as despesas do jogo desde o começo e quando a segunda parte tinha apenas um minuto disputado, Kaiky Brum voltou a fazer o gosto ao pé, fazendo com que o resultado ficasse empatado novamente. Depois do empate, a equipa que tinha perdido as duas últimas edições da Taça de São Miguel partiu em busca da vitória e chega à vantagem no marcador através de um auto-golo de João Carvalho, ao quinto minuto da segunda parte.
Em vantagem, a formação do Livramento assumiu a posse de bola, tentando alargar a vantagem sempre que surgiu a oportunidade. Apesar das investidas, que ou iam para fora ou eram defendidas por Délio Costa que substituiu o lesionado Manel Rego, o resultado mantinha-se teimosamente num 3-2. Até que, faltando 4 minutos para o final do jogo, Nuno Ribeirinha fez o segundo auto-golo do jogo e alargou a vantagem do Grupo Desportivo Casa do Povo Livramento.
Até ao final o Remédios Sport Clube dos Açores tentou, através do cinco contra quatro, marcar pelo menos um golo que lhe permitisse ficar mais próximo de levar o jogo para prolongamento, mas sem sucesso. Mesmo a acabar o jogo, Rodrigo Branco fez o 5-2 final a favor do Livramento.
A final foi disputada no pavilhão Sidónio Serpa com casa cheia, como é apanágio nas finais disputadas neste mítico pavilhão.