Edit Template

Açoriano é campeão na Polónia

Rui Filipe Correia, conhecido por Nené, natural da ilha Graciosa e jogador do Santa Clara, SAD, durante três épocas, é campeão de futebol da Polónia em representação do Jagiellonia Bialystok.
Após os três anos no clube de Ponta Delgada, actuando no campeonato da Primeira Liga em 88 desafios, com 1 golo apontado, este médio ofensivo resolveu transferir-se para o clube da cidade de Bialystok, com 292 600 habitantes. A instabilidade e os problemas vividos na SAD do Santa Clara impeliram Nené de fazer a estreia no estrangeiro.
Na época passada Nené lutou, com os restantes colegas, para não descer à Segunda Liga do país. O Jagiellonia terminou em 12.º lugar entre 18 clubes concorrentes.
Mesmo num ambiente diferente, sendo o único português no plantel, numa região onde o frio predomina, acompanhado de neve, Nené adaptou-se. Contribuiu em 32 jogos, 26 dos quais como titular. Marcou 5 golos e fez 5 assistências.
Esta temporada, com a entrada do treinador de 32 anos de idade Adrien Siemieniec, a equipa transformou-se e jornada após jornada foi caminhando nos primeiros lugares. Na última ronda, realizada sábado, o Jagiellonia ao ganhar, em casa, por 3-0, ao Warta Poznan, terminou o campeonato com os mesmos 63 pontos do Slask Wroclaw. Foi campeão por ter vantagem sobre o adversário directo.
Nené foi um elemento preponderante no conjunto. Titular em 32 dos 33 jogos do campeonato, marcou 9 golos e fez 7 passes para os colegas marcarem.
Nas duas épocas ao serviço da equipa da cidade que faz fronteira com a Bielorrússia, Rússia e Lituânia, Nené realizou 70 jogos, apontando 16 golos nos campeonatos e nas taças, somando 10 assistências.
O contrato de Nené com o clube polaco termina no final de Junho. Como tem mais um ano de opção, deve ficar em Bialystok porque tem o aliciante de jogar na Liga dos Campeões. Recorde-se que Nené começou a jogar futebol no Sporting de Guadalupe, da ilha Graciosa. Esteve dois anos e meio nos Infantis e Iniciados do Sintrense. Regressou ao Guadalupe antes de ingressar, em 2012/13, nos Sub 19 (Juniores) do Sporting de Braga. Na época seguinte foi campeão nacional, a exemplo do que sucedeu esta temporada com o micaelense de Rabo de Peixe, Frederico (Fred) Silva. Subindo em 2014/15 à equipa B bracarense, teve poucas oportunidades de jogar nos dois anos em que lá permaneceu. Em 2016/17 foi jogar para o CD Montalegre, no Campeonato de Portugal. Nas duas temporadas seguintes destacou-se no Fafe, da mesma competição. Foi quando surgiu o Santa Clara, onde esteve três anos. Foi um dos esteios da equipa principalmente na última época (21/22)

Edit Template
Notícias Recentes
“Antero era um prosador brilhante e dá-me a ideia que as pessoas não estão bem conscientes desses seus trabalhos”
Mais de 13 mil açorianos inscritos na plataforma Residente Açores
Montenegro elogia Costa Neves por “estar a pagar para trabalhar”
Embaixadora dos EUA afirma que a Base das Lajes é “o símbolo mais tangível e importante” da cooperação militar com os EUA
Diocese celebra segundo aniversário da chegada do 40º bispo de Angra
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores