Edit Template

Sábado vitorioso para o Lusitânia

O SC Lusitânia viveu, Sábado, um dos dias mais felizes dos 102 anos de existência com a ascensão da equipa sénior à Liga 3 e da permanência da equipa júnior (Sub 19) na Primeira Divisão.
Necessitando de um ponto para garantir a subida antes da jornada final da fase de apuramento ma série Sul, o Lusitânia obteve-o no estádio Chã das Padeiras, em Santarém.
Apesar de o União ter marcado aos 39 minutos, num livre de belo efeito executado por João Pinto, o Lusitânia empatou aos 50m, com o golo de Telmo Watche.
O marcador de 1-1 manteve até ao final, permitindo a festa em conjunto com os cerca de 50 apoiantes se fizesse no final.
É a primeira vez que o Lusitânia disputará o novel campeonato, que cumpre na nova época a quarta edição, onde esteve, na época passada, o Fontinhas, também da ilha Terceira, acabando por descer.
O formato da prova é idêntico ao desta época. A primeira fase com as 20 equipas divididas por duas séries de 10. As primeiras quatro de cada série juntam-se para disputar a subida, que contempla as duas primeiras classificadas. A terceira equipa posicionada joga um “play off” com o antepenúltimo da Segunda Liga.
Os restantes 12 clubes jogam para a manutenção/descida.
São divididos em duas séries de 6 clubes, que recebem uma bonificação de pontos, consoante os adquiridos e a posição na primeira fase. Baixam ao Campeonato de Portugal os dois últimos de cada série.
Na outra partida da 5.ª jornada, o Vitória FC ganhou, em Setúbal, por 1-0, ao Moncarapachense, que averbou derrotas nos 5 jogos.
O União de Santarém protestou o jogo que o Vitória empatou a zero no seu campo e que antecipou o regresso à Liga 3. Alega ter havido um erro técnico do árbitro. Mostrou ao mesmo jogador dois cartões amarelos, o segundo aquando da substituição e permitiu que fosse rendido.
A classificação actual da série Sul: 1.º Vitória FC, 13 pontos; 2.º Lusitânia, 10; 3.º União de Santarém, 5 e 4.º Moncarapachense, 0.
Amarante e São João de Ver subiram pela zona Norte.
Em relação aos Sub 19 (juniores), a vitória na ilha Terceira, por 3-1, sobre o Torreense, permitiu a continuidade do Lusitânia na Primeira Divisão. A equipa necessitava de ganhar independentemente do resultado do Beira Mar, com quem lutava pelo terceiro lugar, o último que assegurava a permanência.
Nesta época e devido à redução do campeonato de 24 para 20 clubes, baixaram os últimos cinco clubes de cada série, num total de 10. Nas edições anteriores só desciam os três últimos.
O Lusitânia concluiu com 49 pontos, os mesmos do Torreense e do Beira Mar. Foi segundo classificado por ter vantagem sobre aquelas equipas.
Classificação final: 1.º Belenenses, 53 pontos; 2.º Lusitânia, 49; 3.º Torreense, 49; 4.º Beira Mar, 49; 5.º Torreense, 44; 6.º Alverca, 34; 7.º Vitória FC, 34 e 8.º Estoril, 29 pontos.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro volta a reafirmar “confiança no sector primário” e anuncia novos apoios à agricultura nos Açores
“A população está envelhecida e há falta demão-de-obra, mas criando mais oportunidades,muitos jovens iriam regressar à freguesia”
Fabiana Godoy apresenta formação “Educação através da música” na ilha de São Miguel
Manta Catalog Azores contribui para o estudo científico da jamanta chilena no mar dos Açores
Em dia de homenagem ao Padre Edmundo Pacheco: inolvidáveis memórias
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores