Edit Template

Sábado vitorioso para o Lusitânia

O SC Lusitânia viveu, Sábado, um dos dias mais felizes dos 102 anos de existência com a ascensão da equipa sénior à Liga 3 e da permanência da equipa júnior (Sub 19) na Primeira Divisão.
Necessitando de um ponto para garantir a subida antes da jornada final da fase de apuramento ma série Sul, o Lusitânia obteve-o no estádio Chã das Padeiras, em Santarém.
Apesar de o União ter marcado aos 39 minutos, num livre de belo efeito executado por João Pinto, o Lusitânia empatou aos 50m, com o golo de Telmo Watche.
O marcador de 1-1 manteve até ao final, permitindo a festa em conjunto com os cerca de 50 apoiantes se fizesse no final.
É a primeira vez que o Lusitânia disputará o novel campeonato, que cumpre na nova época a quarta edição, onde esteve, na época passada, o Fontinhas, também da ilha Terceira, acabando por descer.
O formato da prova é idêntico ao desta época. A primeira fase com as 20 equipas divididas por duas séries de 10. As primeiras quatro de cada série juntam-se para disputar a subida, que contempla as duas primeiras classificadas. A terceira equipa posicionada joga um “play off” com o antepenúltimo da Segunda Liga.
Os restantes 12 clubes jogam para a manutenção/descida.
São divididos em duas séries de 6 clubes, que recebem uma bonificação de pontos, consoante os adquiridos e a posição na primeira fase. Baixam ao Campeonato de Portugal os dois últimos de cada série.
Na outra partida da 5.ª jornada, o Vitória FC ganhou, em Setúbal, por 1-0, ao Moncarapachense, que averbou derrotas nos 5 jogos.
O União de Santarém protestou o jogo que o Vitória empatou a zero no seu campo e que antecipou o regresso à Liga 3. Alega ter havido um erro técnico do árbitro. Mostrou ao mesmo jogador dois cartões amarelos, o segundo aquando da substituição e permitiu que fosse rendido.
A classificação actual da série Sul: 1.º Vitória FC, 13 pontos; 2.º Lusitânia, 10; 3.º União de Santarém, 5 e 4.º Moncarapachense, 0.
Amarante e São João de Ver subiram pela zona Norte.
Em relação aos Sub 19 (juniores), a vitória na ilha Terceira, por 3-1, sobre o Torreense, permitiu a continuidade do Lusitânia na Primeira Divisão. A equipa necessitava de ganhar independentemente do resultado do Beira Mar, com quem lutava pelo terceiro lugar, o último que assegurava a permanência.
Nesta época e devido à redução do campeonato de 24 para 20 clubes, baixaram os últimos cinco clubes de cada série, num total de 10. Nas edições anteriores só desciam os três últimos.
O Lusitânia concluiu com 49 pontos, os mesmos do Torreense e do Beira Mar. Foi segundo classificado por ter vantagem sobre aquelas equipas.
Classificação final: 1.º Belenenses, 53 pontos; 2.º Lusitânia, 49; 3.º Torreense, 49; 4.º Beira Mar, 49; 5.º Torreense, 44; 6.º Alverca, 34; 7.º Vitória FC, 34 e 8.º Estoril, 29 pontos.

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores