Edit Template

Guardiões do Oceano na escola Gaspar Frutuoso na Ribeira Grande

No desenvolvimento do projeto “Cidadania Oceânica” na Escola Básica Integrada de Ribeira Grande, realizou-se na passada quinta-feira a palestra subordinada ao tema “Literacia dos Oceanos” e destinada aos alunos do 4º ano da escola Gaspar Frutuoso. Foi dinamizada pelo palestrante muito versátil e reconhecido – engenheiro Luís Rodrigues da LOTAÇOR.
O tema e os conteúdos abordados não poderia ter sido mais pertinente e a capacidade de interação e empatia do palestrante, prendeu a atenção os alunos do princípio ao fim que avaliaram este evento como excelente e oportuno. O evento aconteceu porque durante o presente ano letivo 2023/2024 um grupo de alunos pertencentes a esta escola tem vindo a desenvolver o projeto acima referido através de diversas atividades.
O trabalho do projeto com os alunos iniciou-se em setembro através da contextualização da problemática atual dos oceanos, de aulas interativas online, da visualização de vídeos pedagógicos elaborados por Caroline Schio para esta ação, seguindo-se-lhe as saídas de campo e a monitorização da praia mais próxima da escola – praia do Monte Verde. Para a análise dos resultados obtidos em campo, outras atividades e tarefas complementares foram desenvolvidas, como por exemplo, análises laboratoriais e microscópicas, tratamento de dados e tradução dos resultados em gráficos grelhas e tabelas, videoconferências entre alunos, desenhos, textos, trabalhos plásticos, brochuras, panfletos, cadastro dos dados e imagens dos trabalhos realizados em plataforma online. O grande objetivo para com os alunos é fazer um “caminho” que vá do micro para o macro, ou seja, partir da tomada de consciência dos impactos socioambientais observados na sua comunidade e agir preventivamente com ações que os possam minimizar ou mitigar. Depois, numa transposição global, que visem diminuir ou evitar impactos futuros ambientais.
Dentro do que conseguem perceber e fazer, atendendo à sua faixa etária, capacidade de compreensão e aquisição, estes alunos têm procurado esclarecer as suas curiosidades e aumentar os seus conhecimentos no que respeita às riquezas e potencialidades dos oceanos. Através das pequenas ações desenvolvidas e sequenciadas tem vindo a reconhecer a importância que representam os oceanos no equilíbrio e sobrevivência dos humanos. Nada melhor do que olhar à sua volta e perceberem a sua natureza insular de açorianos que vivem rodeados de água e descobrirem que esse ambiente encerra de muita grandiosidade e merece ser percebido, descoberto e respeitado.
Este projeto foi uma aposta que nasceu há alguns anos em Garopaba, graças ao entusiasmo e dedicação da oceanógrafa Caroline Schio. Baseia-se em método científico para crianças monitorizarem a praia tendo sido desenvolvido e muito bem conseguido no Brasil. Mais tarde foi aplicado também em Portugal Continental pois que Caroline Schio atualmente é estudante do curso de doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e é a responsável pela dinamização e supervisão deste projeto a nível nacional pois são muitos os alunos e as escolas que já o integram.
Nos Açores, iniciou-se nível da ilha de S. Miguel, no presente ano letivo, sendo pioneiro em duas escolas: Vila Franca do Campo e Ribeira Grande, esta última, sob a orientação da professora Ana Figueiredo.
Considero ser este o arranque inicial no arquipélago dum projeto que se impõe por si mesmo dada a necessidade cada vez maior de reconhecer a importância e valor do oceano.
Como professora quero deixar aqui o meu testemunho do entusiasmo que observo nestas crianças quando descobrem ludicamente aquilo que é seu e a vontade que sentem e desejam em o preservar pois que a água e os animais são realidades da simpatia dos mais pequenos. Assim e defendendo o seu lema de “Guardiões do Oceano” e começando pela sua própria “casa”.

Ana Figueiredo

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores