No desenvolvimento do projeto “Cidadania Oceânica” na Escola Básica Integrada de Ribeira Grande, realizou-se na passada quinta-feira a palestra subordinada ao tema “Literacia dos Oceanos” e destinada aos alunos do 4º ano da escola Gaspar Frutuoso. Foi dinamizada pelo palestrante muito versátil e reconhecido – engenheiro Luís Rodrigues da LOTAÇOR.
O tema e os conteúdos abordados não poderia ter sido mais pertinente e a capacidade de interação e empatia do palestrante, prendeu a atenção os alunos do princípio ao fim que avaliaram este evento como excelente e oportuno. O evento aconteceu porque durante o presente ano letivo 2023/2024 um grupo de alunos pertencentes a esta escola tem vindo a desenvolver o projeto acima referido através de diversas atividades.
O trabalho do projeto com os alunos iniciou-se em setembro através da contextualização da problemática atual dos oceanos, de aulas interativas online, da visualização de vídeos pedagógicos elaborados por Caroline Schio para esta ação, seguindo-se-lhe as saídas de campo e a monitorização da praia mais próxima da escola – praia do Monte Verde. Para a análise dos resultados obtidos em campo, outras atividades e tarefas complementares foram desenvolvidas, como por exemplo, análises laboratoriais e microscópicas, tratamento de dados e tradução dos resultados em gráficos grelhas e tabelas, videoconferências entre alunos, desenhos, textos, trabalhos plásticos, brochuras, panfletos, cadastro dos dados e imagens dos trabalhos realizados em plataforma online. O grande objetivo para com os alunos é fazer um “caminho” que vá do micro para o macro, ou seja, partir da tomada de consciência dos impactos socioambientais observados na sua comunidade e agir preventivamente com ações que os possam minimizar ou mitigar. Depois, numa transposição global, que visem diminuir ou evitar impactos futuros ambientais.
Dentro do que conseguem perceber e fazer, atendendo à sua faixa etária, capacidade de compreensão e aquisição, estes alunos têm procurado esclarecer as suas curiosidades e aumentar os seus conhecimentos no que respeita às riquezas e potencialidades dos oceanos. Através das pequenas ações desenvolvidas e sequenciadas tem vindo a reconhecer a importância que representam os oceanos no equilíbrio e sobrevivência dos humanos. Nada melhor do que olhar à sua volta e perceberem a sua natureza insular de açorianos que vivem rodeados de água e descobrirem que esse ambiente encerra de muita grandiosidade e merece ser percebido, descoberto e respeitado.
Este projeto foi uma aposta que nasceu há alguns anos em Garopaba, graças ao entusiasmo e dedicação da oceanógrafa Caroline Schio. Baseia-se em método científico para crianças monitorizarem a praia tendo sido desenvolvido e muito bem conseguido no Brasil. Mais tarde foi aplicado também em Portugal Continental pois que Caroline Schio atualmente é estudante do curso de doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e é a responsável pela dinamização e supervisão deste projeto a nível nacional pois são muitos os alunos e as escolas que já o integram.
Nos Açores, iniciou-se nível da ilha de S. Miguel, no presente ano letivo, sendo pioneiro em duas escolas: Vila Franca do Campo e Ribeira Grande, esta última, sob a orientação da professora Ana Figueiredo.
Considero ser este o arranque inicial no arquipélago dum projeto que se impõe por si mesmo dada a necessidade cada vez maior de reconhecer a importância e valor do oceano.
Como professora quero deixar aqui o meu testemunho do entusiasmo que observo nestas crianças quando descobrem ludicamente aquilo que é seu e a vontade que sentem e desejam em o preservar pois que a água e os animais são realidades da simpatia dos mais pequenos. Assim e defendendo o seu lema de “Guardiões do Oceano” e começando pela sua própria “casa”.
Ana Figueiredo