Edit Template

Capelas promove formação sobre o sentido da Eucaristia

Na véspera do arranque do V Congresso Eucarístico Nacional, o Director do Serviço Diocesano de Liturgia reflecte sobre a Eucaristia como “fonte de esperança.”

A Eucaristia é “um espaço de encontro verdadeiro e autêntico” com Cristo ressuscitado e é a partir desse encontro que se renova a esperança, afirmou esta Terça-feira o Director do Serviço Diocesano de Liturgia, padre Marco Luciano Carvalho, numa sessão formativa intitulada “Partilhar o pão, alimentar a esperança”, promovida pela Ouvidoria das Capelas, na ilha de São Miguel.
Na véspera da celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, hoje, que unirá as oito paróquias da Ouvidoria numa só festa, e do arranque do V Congresso Eucarístico Nacional, em Braga, o sacerdote desafiou os cristãos a viver a Eucaristia para além de um momento ritual e a fazer dela “a verdadeira refeição” que dá sentido à vida.
A partir do desânimo experimentado pelos discípulos, no caminho de Emaús, de braços caídos por terem visto goradas as suas expectativas relativas a um Deus que fabricaram, o sacerdote sublinhou que essa falta de esperança é também aquela que muitos experimentam hoje no meio das aflições quotidianas. Mas, tal como eles “encontraram Jesus na fracção do Pão” também nós somos desafiados a viver a Eucaristia como “o momento de encontro com Ele”.
“O essencial da acção litúrgica tem de levar ao encontro com Cristo. O regresso dos discípulos pode ser também o nosso regresso, eles encontraram- No na fracção do pão. Este encontro gera iniciativa e partilha de caminho” refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela Ouvidoria das Capelas.
“O problema daqueles dois discípulos decorreu das expectativas que criaram e que eram erradas. E as nossas quais são? Por vezes, somos assim queremos que Ele nos fale aquilo que nós queremos e não mudamos nem nos convertemos” refere ainda a nota, destacando a importância da “comunhão e da conversão”.
Referindo-se às duas formas em que Cristo ressuscitado se dá na Eucaristia- na palavra e no pão-, o padre Marco Luciano Carvalho, que é o delegado diocesano ao V Congresso Eucarístico Nacional, que decorre em Braga entre amanhã e 2 de Junho, no qual estão inscritos sete açorianos, alertou ainda para a importância de “comungar o evangelho todo”.
“Liturgia é vida; não basta o rito. Jesus é o pão e o pão é alimento, e é este alimento que nos fortalece para a missão, para o testemunho” lê-se na nota.
“Depois de reconhecer Jesus, de nos encontrarmos com Ele, temos de ser uma comunidade sensível à fracção do pão que é a prática da caridade”, lê-se ainda na nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“Temos de ser uma comunidade primitiva que abraça a mesma fé, que reparte o pão e o partilha com os irmãos”, conclui a nota recordando palavras do sacerdote a exortar a comunidade ao serviço.
“É chegada a hora de nos levantarmos da mesa. Retirar os mantos que por vezes nos mascaram, e ocultam o rosto de Cristo. Saibamos colocar a tolha do serviço” referiu, lembrando algumas citações do Papa João Paulo II- “A Eucaristia é fonte de esperança” – e do Papa Francisco- “a esperança é uma virtude obrigatória”.
“É preciso construir a esperança. E a esperança tem de ser contagiante”, concluiu o sacerdote citado na nota da ouvidoria das Capelas.

Igreja Açores

Edit Template
Notícias Recentes
GlobeStar Systems entregou prémios aos melhores alunos da Uace da Escola de Novas Tecnologias
Deputado do CHEGA/Açoresà Assembleia da República alvo de buscas pela PSP poralegado furto de malasnos aeroportos de Lisboae de Ponta Delgada
Há quase 20 anos que Nélia Sousa faz vestes para os romeiros em São Miguel, os seus primeiros clientes
Grupo ‘Açorsonho’ vai investir 15 milhões de euros na construção de um novo hotel de 5 estrelas com 148 unidades de alojamento no Monte Verde
Francisco Pimentel defende remuneração complementar para trabalhadores da administração central nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores