Edit Template

VI Jornadas de Estudos Clássicos na biblioteca do Liceu Antero de Quental

A Biblioteca Patrimonial do Liceu Antero de Quental acolheu as VI Jornadas de Estudos Clássicos, que tiveram lugar nos dias 28 e 29 de Maio, sob o tema “A viagem na Antiguidade Clássica: uma fonte de aprendizagens”.
Para além de revisitar vários clássicos da antiguidade, este evento foi um convite para explorar as raízes do conhecimento e da cultura, proporcionando uma compreensão mais profunda das ideias e valores que moldaram o mundo contemporâneo.
Obras clássicas de autores como Platão ou Homero formam a base da literatura e filosofia ocidentais e influenciam a nossa maneira de pensar, as nossas instituições e os nossos valores até hoje.
Os deuses da antiguidade clássica continuam “vivos” no sentido de que as suas histórias e simbolismos ainda têm uma presença poderosa na cultura moderna e aparecem na literatura, arte, cinema e televisão. Muitas obras contemporâneas frequentemente inspiram-se na mitologia clássica, seja para criar novas narrativas ou para reinterpretar as antigas.
Nestas jornadas, teve lugar a apresentação do livro “O escravo na comédia grega”, de autoria de Rui Tavares de Faria, por Maria de Fátima Silva, professora catedrática jubilada da Universidade de Coimbra.

António Pedro Costa

Edit Template
Notícias Recentes
Hospitais e Centros de Saúde dos Açores devem mais de 700 mil euros aos bombeiros pelo transporte não urgente de doentes
Nova carreira para os assistentes operacionais terá retroactivos, mas há processos que continuam por concluir
Universidade dos Açores acolhe a exposição “Frágil & Resiliente” até final de Maio
“Através do desporto, podemos promover turisticamente a Região e o Clube União Micaelense tem feito isso com excelência” afirma
Ex-Presidente do HDES defende-se e diz que “não fazia nem rasurava” as actas do conselho de administração do hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores