A Biblioteca Patrimonial do Liceu Antero de Quental acolheu as VI Jornadas de Estudos Clássicos, que tiveram lugar nos dias 28 e 29 de Maio, sob o tema “A viagem na Antiguidade Clássica: uma fonte de aprendizagens”.
Para além de revisitar vários clássicos da antiguidade, este evento foi um convite para explorar as raízes do conhecimento e da cultura, proporcionando uma compreensão mais profunda das ideias e valores que moldaram o mundo contemporâneo.
Obras clássicas de autores como Platão ou Homero formam a base da literatura e filosofia ocidentais e influenciam a nossa maneira de pensar, as nossas instituições e os nossos valores até hoje.
Os deuses da antiguidade clássica continuam “vivos” no sentido de que as suas histórias e simbolismos ainda têm uma presença poderosa na cultura moderna e aparecem na literatura, arte, cinema e televisão. Muitas obras contemporâneas frequentemente inspiram-se na mitologia clássica, seja para criar novas narrativas ou para reinterpretar as antigas.
Nestas jornadas, teve lugar a apresentação do livro “O escravo na comédia grega”, de autoria de Rui Tavares de Faria, por Maria de Fátima Silva, professora catedrática jubilada da Universidade de Coimbra.
António Pedro Costa