O XX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia vai realizar-se entre os dias 7 e 9 de Junho no Parque de Exposições de São Miguel, em Santana.
O evento inicia-se no dia 5 de Junho com a entrada de vitelas, novilhas e vacas em lactação. A Associação Agrícola de São Miguel vai dedicar o dia 6 de Junho às crianças, envolvendo-as, a partir das 10h00, no mundo rural. Uma iniciativa que, habitualmente, conta com a participação de centenas de crianças da ilha de São Miguel.
Pelas 13h00 do dia 6 terá lugar o XVI Concurso Juvenil Micaelense da Raça Holstein Frisia, seguindo-se a entrega dos prémios pelas 14h30. Meia hora depois realiza-se o concurso de manejadores jovens e adultos.
No dia 7 de Junho terá lugar, pelas 16h30, a inauguração oficial do XX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia e, pelas 19h00, inicia-se o concurso.
Pelas 14h30 de Sábado, o técnico da Federação Agrícola dos Açores, Paulo Costa, vai falar sobre o sector da carne de bovino, e o Director da Certis, Joaquim Marçal, vai proferir uma conferência intitulada ‘Acrescentar valor à carne através das rotulagens facultativas”.
Pelas 20h00 de Sábado reinicia-se o XX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia para vacas em lactação.
No Domingo, dia 9, de Junho, pelas 14h30, terá lugar a entrega dos prémios do XX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, seguindo-se, pelas 16h00, o espectáculo ‘Fala quem sabe”.
Agricultores portugueses
com os olhos nas melhores
vacas que vão a concurso
Os concursos micaelenses da raça Holstein Frísia despertam, desde logo, o interesse e empenho de dezenas de agricultores dos Açores que participam no concurso com os seus melhores animais.
A iniciativa envolve centenas de agricultores açorianos que vão ao concurso ver os animais que são apresentados, muitos deles, do melhor que existe em Portugal. E há, igualmente, grupos de lavradores do continente português que vêm a São Miguel propositadamente para assistirem ao concurso numa oportunidade para conhecer São Miguel e, eventualmente, outras ilhas dos Açores.
Algumas explorações pecuárias mi-caelenses estão já referenciadas em Portugal continental como espaços de criação de animais Holstein Frísia do melhor que existe no país e que estão atentas à evolução que as vacas têm, de ano para ano, na ilha de São Miguel, sempre numa perspectiva de negócios que já se fazem e se poderão incrementar no futuro. Esta é uma das mais-valias da iniciativa.
F.T.