A vereadora com o pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares, felicitou a Associação Seniores de São Miguel por 20 anos de “fulgor e determinação” na construção de uma comunidade mais solidária e inclusiva.
“Celebrar 20 anos é um importante marco que nos remete para um balanço daquilo que foi feito, ao escrutínio do que está em curso, mas também ao perspectivar e planear o futuro com fulgor e determinação renovados, dois adjetivos que muito bem caracterizam a sua Presidente, Leonor Anahory, a actual equipa, e todos aqueles que a precederam”, vincou a autarca.
Cristina Canto Tavares falava na cerimónia comemorativa do 20.º aniversário da ASSM, em Ponta Delgada, tendo centrado o seu discurso no processo evolutivo e pertinência social do projecto ‘Zero Desperdício’.
“Esta é uma iniciativa de combate à pobreza que temos o grato gosto de ver desenvolvido em parceria com a Associação Seniores de São Miguel, mas é também um projecto de sustentabilidade social, o que, no fundo, é aquilo que deve mover as Instituições Particulares de Solidariedade Social”, começou por indicar.
Cristina Canto Tavares salientou, depois, que o projecto foi implementado em 2016, tendo dado nota que, ao longo dos últimos anos, e muito por força da ASSM, foi conseguindo ampliar o seu raio de acção, até abranger cinco freguesias da malha urbana de Ponta Delgada.
O projecto prevê a recolha dos excedentes alimentares na restauração e unidades hoteleiras do concelho, sendo posteriormente distribuído por pessoas ou agregados familiares com carências económico-sociais.
“Através deste projeto de voluntariado estamos a distribuir refeições a mais de 70 famílias”, detalhou a autarca, sem deixar de sublinhar que a Câmara Municipal é a entidade que o gere, mas é a Associação Seniores de São Miguel que “está no terreno e o operacionaliza”.
Cristina Canto Tavares aproveitou também a ocasião para adiantar que a autarquia está empenhada em mobilizar a camada mais jovem para o voluntariado, atendendo ao facto de as estatísticas evidenciarem que a maioria da comunidade voluntária em Ponta Delgada é constituída por pessoas em idade sénior.
“Nesse âmbito, os desafios são muitos, mas apetecíveis. E o nosso próximo objectivo passa por trabalharmos fortemente a disseminação e sensibilização comunitária junto dos mais jovens e trazermos mais voluntários para este e outros projectos”, avançou.
Além da iniciativa ‘Zero Desperdício’, a vereadora Cristina Canto Tavares sublinhou igualmente as parcerias estabelecidas no âmbito dos projectos ‘ComVida – São Miguel, Comunidade Compassiva’ e ‘Não Esquecer – Combater à Solidão’, ambos “com claros contributos para os objectivos do Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo”.
A terminar, a autarca quis ainda realçar a capacidade empreendedora da Associação Seniores de São Miguel e enfatizou “o inspirador exemplo de cidadania activa” que tem comportado o seu trajecto.
Gualter Furtado releva
importância das mulheres
Na ocasião Gualter Furtado, Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, na sua intervenção sublinhou a “importância de uma instituição com as características da ASSM, já que permite que pessoas séniores com muitas capacidades possam continuar a contribuir para o desenvolvimento económico, social e cultural da Ilha de São Miguel e dos Açores”.
Para Gualter Furtado “esta instituição tem sido muito importante para a mobilização e intervenção de muitas mulheres válidas da nossa sociedade em vários projectos e iniciativas que a Associação desenvolve dando importantes contributos”.
O Presidente do CESA disse ainda que “as instituições da sociedade civil são imprescindíveis para uns Açores desenvolvidos e inclusivos”.