O Instituto de Apoio à Criança realizou ontem uma sessão de homenagem à sua Presidente Honorária, a Comendadora Cinelândia Cogumbreiro e Sousa, que coincidiu com o dia em que se celebra o Dia Mundial da Criança.
“Associar esta data, à homenagem à Presidente Honorária do Instituto de Apoio à Criança, consubstancia o testemunho de uma vida de missão, que a homenageada, generosamente, ofereceu em nome da defesa dos Direitos da Criança, e que merece da parte do IAC-Açores, mas também de toda a comunidade, penhorado sentimento de gratidão”, segundo o IAC.
Foi pela mão de Cinelândia Cogumbreiro que se fundou na Região, em 1993, o núcleo regional do Instituto de Apoio à Criança, que, mais tarde, passou a entidade regional, reconhecido o seu papel de relevo em prol da defesa dos Direitos das Crianças na Região. A sua liderança da instituição manteve-se até 2020.
Ao longo de todos estes anos, “mobilizou a sociedade em torno da necessidade de proteger as crianças e de salvaguardar as condições para o seu integral desenvolvimento. É assim uma figura ímpar, indissociável da história desta instituição, que conduziu com paixão, e da história da Região.”
O Correio dos Açores publicou na edição de ontem, como suplemento, uma grande entrevista a Cinelândia Cogumbreiro, prestando assim também uma merecida homenagem.