Edit Template

Berta Cabral afirma que os profissionais do Instituto de Apoio à Criança são fundamentais no “mosaico de solidariedade e humanismo” nos Açores

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, considerou, Sábado, em Ponta Delgada, que os profissionais do Instituto de Apoio à Criança (IAC) nos Açores merecem uma palavra de reconhecimento, uma vez que, ao longo de 30 anos, “contribuíram e contribuem para o sucesso desta instituição”.
“Falo dos profissionais dedicados, dos voluntários dinâmicos, dos parceiros comprometidos e, claro, das crianças e famílias que têm sido a razão de ser do IAC”, vincou a governante.
Berta Cabral falava, em representação do Presidente do Governo dos Açores, na sessão de homenagem à presidente Honorária do IAC-Açores, Cinelândia Cogumbreiro, afirmando que cada um dos elementos da entidade “é uma peça fundamental neste mosaico de solidariedade e humanismo”.
A 1 de Junho assinalou-se o Dia Mundial da Criança, uma celebração que, segundo afirmou, “continua a merecer o reforço da atenção para a importância dos direitos das crianças no desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa”.
Na sessão, que relembrou, através de uma exposição, o percurso de 30 anos do IAC dos Açores como força motriz incansável na promoção do bem-estar do seu público-alvo, Berta Cabral referiu a justa homenagem à sua Presidente honorária, a Comendadora Cinelândia Cogumbreiro, “uma figura marcante, inspiradora e incansável na afirmação e valorização das crianças nos vários contextos sociais açorianos”.
A governante sublinhou que o IAC-Açores tem, em Cinelândia Cogumbreiro, desde 1993, “uma referência e um propósito, uma referência na afirmação do Estatuto da Criança, e um propósito na intervenção social junto das mais vulneráveis, sempre em defesa dos seus superiores interesses”.
“A história da nossa homenageada é exemplo de perseverança e de compromisso com os valores da dignidade humana e dos direitos da criança. Desde os primeiros dias até à sua sucessão, transformou ideias em palavras e palavras em ação. Como pessoa de agir, soube o valor do tempo e soube, sobretudo, que nesta causa, não há tempo a perder”, frisou.
Segundo Berta Cabral, a homenageada “mobilizou recursos, criou sinergias e envolveu a sociedade no propósito da instituição”. E prosseguiu: “Foi uma voz activa e influente na construção de políticas públicas que colocaram as crianças no centro das prioridades regionais”.
A Secretária Regional definiu ainda que “a actuação ampla e abrangente, a sua visão e o seu persistente trabalho” da responsável “trouxeram ao debate público e à consciencialização social a importância de ver a criança, não apenas como um receptor passivo de cuidados, mas como um agente activo capaz de influenciar o seu próprio destino”.
Durante o percurso de Cinelândia Cogumbreiro, o IAC-Açores “cresceu em dimensão e em impacto social, alcançando resultados que são motivo de orgulho regional e até nacional”, disse Berta Cabral, adiantando que “o seu exemplo é uma inspiração para todos, e é justo que se celebre o seu contributo inestimável”.
A governante deixou, em nome do Executivo açoriano, a expressão de solidariedade e apoio, adiantando que Governo, instituições e sociedade civil devem trabalhar para “conceber um futuro onde todas as crianças sejam valorizadas, respeitadas e protegidas”. E concluiu: “que nunca nos esqueçamos que, ao cuidar das nossas crianças, estamos a cuidar do nosso futuro colectivo”.

Edit Template
Notícias Recentes
“Câmara Municipal de Ponta Delgada deixou praticamente de investir na vila das Capelas nos últimos anos”, afirma Manuel Cardoso
“Sou um bocadinho vulcão dos Açores e as minhas equipas reflectem essa personalidade,”assume a treinadora do Sporting, Mariana Cabral
Marcha com mais de 100 marchantes jovens promete hoje muita “brincadeira e diversão” nas Festas do São João da Vila
“Estas ilhas oferecem-nos sensibilidade, alegria, amor e dádiva que nenhum outro lugar do mundo oferece,” afirma António Rego
Maycon Melo veio de Mato Grosso no Brasil para os Açores para fazer do sushi a sua vida
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores