A vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, participou na sessão de homenagem à Presidente Honorária do IAC-Açores, a Comendadora Cinelândia Cogumbreiro e Sousa.
“É com muita honra pessoal e institucional que me associo a esta homenagem! Cinelândia Cogumbreiro prestou, de facto, relevantes serviços a Ponta Delgada e, igualmente, a toda Região. Fê-lo de forma pioneira, humanista, altruísta e com visão de um futuro mais inclusivo e atento às novas gerações”, afirmou a responsável autárquica.
Na ocasião, a vereadora que tutela a área de Desenvolvimento Social, ao longo da sua intervenção e perante uma plateia repleta de entidades, fez questão de expressar a sua admiração pela homenageada referindo que “Cinelândia Cogumbreiro, através da sua imensa dimensão humana e humanista, na vontade de replicar, nos Açores, os valores do Instituto de Apoio à Criança, foi pioneira na acção a favor da infância, tanto que, hoje, a Presidente Honorária se mantém imagem incontornável desta instituição, que é considerada referência da defesa Direitos da Criança”.
“Todos sabemos que esta não é a primeira vez que a Comendadora Cinelândia Cogumbreiro é homenageada e reconhecida, e sempre ao mais alto nível, inclusive, a 2 de Abril de 2017, por ocasião do Dia da Cidade, recebeu a Medalha de Ouro do Município de Ponta Delgada, a segunda mais alta distinção da sua autarquia, destinada a agraciar pessoas, individuais ou colectivas, que tenham prestado ao Município serviços considerados excepcionais, em qualquer domínio de que tenham resultado relevantes e reconhecidos benefícios para Ponta Delgada”, adiantou.
Para Cristina do Canto Tavares esta é “uma homenagem de muita gratidão por todo um trabalho que desenvolveu em prol dos direitos das crianças, da defesa dos menores em risco. E fez, ainda, num contexto sócio-cultural fechado, nos Açores, em que não era unânime o reconhecimento da Criança, como sujeito de Direitos; em que decorria um tempo em que Ponta Delgada assistia a um número cada vez maior de menores em situação de risco e de efectiva exclusão social e marginalização, alvo de maus tratos, negligência e abandono”.
Ainda durante esta sessão, a vereadora da Autarquia, destacou a boa relação institucional entre o Município e o Instituto de Apoio à Criança dando conta dos projectos em curso: “A Câmara Municipal tem vindo a trabalhar há largos anos com o IAC -Açores. Estamos de momento a desenvolver um trabalho conjunto no âmbito do projecto ‘Campanha de Promoção do Direito de Brincar’ e criamos, igualmente, em 2023, um Roteiro Lúdico, para que a comunidade saiba como é importante a brincadeira para o desenvolvimento da criança e para o seu bem-estar psicológico e emocional. Esta é uma feliz parceria, que nos prepara para enfrentar as preocupações que temos com o futuro das novas gerações”.