Edit Template

“Autonomia estratégica da UE também passa por apostar nas indústrias agro-alimentares tradicionais”, diz André Franqueira Rodrigues

André Franqueira Rodrigues, candidato do PS Açores às eleições ao Parlamento Europeu do próximo dia 9 de Junho, defendeu ontem que: “a política industrial da União Europeia não pode ter apenas que ver com as indústrias de ponta – como as que dizem respeito a matérias-primas críticas ou as indústrias produtoras de tecnologias neutras em carbono, que têm já hoje apoios direccionados e regulamentos da Comissão com objectivos específicos. Ela tem de olhar também para o contributo das indústrias tradicionais e, em especial, do sector agro-alimentar.”
O candidato do PS falava depois de uma visita à fábrica da Unileite, cooperativa que acaba de assinalar os seus 70 anos de vida.
Na ocasião, Franqueira Rodrigues explicou que em Maio de 2021 a UE renovou a sua Estratégia Industrial, focando-a em três objectivos fundamentais: aumentar a resiliência do mercado único, dar resposta às dependências estratégicas da UE e acelerar as transições ecológica e digital. “Pois bem, com esta visita, quisemos sublinhar a relevância da política industrial da União Europeia “olhar” e apoiar de forma mais relevante as indústrias tradicionais, como é o caso do sector agro-alimentar, aqui nos Açores, como componente fundamental para dar resposta à autonomia estratégica de toda a União”.
“Enquanto Cooperativa, a Unileite junta cerca de 500 produtores que no fundo constituem micro, pequenas e médias empresas e que asseguram um bem de primeira necessidade para as populações, aqui e noutras partes da União. Sem ela, a UE está mais exposta a produtos de mercados externos e enfraquece o seu próprio Mercado Único”, afirmou o candidato, que ocupa o quinto lugar na lista nacional do PS às eleições ao Parlamento Europeu. “Além disso, é também fundamental apoiar este tipo de indústria, criando mais valor acrescentado e, consequentemente, a atractividade do sector para os mais jovens”, acrescentou.
“Para tal é fundamental que os fundos comunitários que estão ao dispor da Região em montante recorde, ao nível do Açores 2030, sejam rapidamente postos ao seu serviço, particularmente para aumentarmos a eficiência energética e produtiva de algumas destas indústrias” conclui André Franqueira Rodrigues.
O décimo dia de campanha do PS foi ainda dedicado, da parte da manhã, ao sector social, com uma visita ao Lar Luís Soares de Sousa, em Ponta Delgada.
As eleições para o Parlamento Europeu, ocorrem no próximo Domingo, sendo possível aos eleitores votar em qualquer mesa de voto, desde que munidos do seu cartão de cidadão.

Edit Template
Notícias Recentes
Psicóloga Inês Martins associa isolamento social e geográfico à elevada taxa de depressão e suícidio nos Açores
Hasret Kukul conheceu uma micaelense com quem casou na Turquia mas a insegurança no seu país fez o casal regressar à ilha
PS/A defende reforço e adequação das respostas de ATL na Região para crianças de 3 e 6 anos
Sportiva Azoris Hotels inicia campanha europeia
Sub-23 de volta ao Estádio
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores